1- quais eram as regras "do direito ao voto" e participação política em Atenas, na Grécia Antiga?
2- durante o período da Monarquia, o primeiro da história de Roma ,a divisão social se dava entre três camadas da população. Sobre este período, responda:
Quais eram as três camadas sociais?
3- na Roma antiga, o escravo era considerado um animal de trabalha sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte.Em quais condições alguém se tornava escravo na República romana?
4- destaque as principais características de cada cidade-estado grega :
A)ATENAS
B)ESPARTA
5-o texto está na foto acima.....
a) Explique com suas palavras o que você entendeu sobre a política do Pão e Circo durante o Império Romano:
me ajudem por favor !!!⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
TENHO QUE ENTREGAR AMANHÃ!!!⚠️
Respostas
Resposta:
1- Na Grécia Antiga, apenas os homens livres, não escravos, nascidos na Pólis e que lá viviam, tinham direito à cidadania. ... Todo indivíduo proprietário de bens e de uma renda preestabelecida tem o direito de escolher, pelo voto direto, seus representantes.
2-As três camadas eram compostas por: patrícios, grandes proprietários de terra e detentores de privilégios sociais e políticos; plebeus, homens livres, sem direitos políticos; e os escravos, pessoas endividadas ou derrotadas em guerras, consideradas como instrumentos de trabalho.
3-Convertia-se em escravo por dívida, como prisioneiro de guerra, por atos de pirataria ou por mau comportamento cívico. Uma criança nascida de escrava tornava-se também escrava. Um escravo nascido na morada do seu dono era chamado verna.
4-
a) Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
b) Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.
5-Para conter distúrbios sociais, o Estado romano criou a política do Pão e Circo. Como o próprio nome diz, o Pão estava relacionado à distribuição gratuita de trigo ou a preços baixos para a população pobre. ... As condições de alimentação da população pobre de Roma eram péssimas.