produzir um texto sobre bullying.
Como afeta as pessoas que sofrem é o quê podemos fazer para ajudar.
quem me ajudar dou 15 pontos e marco como melhor resposta
Respostas
Resposta:
Para combater a ocorrência do bullying com medidas de intervenção, as instituições de ensino precisam capacitar os professores e toda a equipe pedagógica para que identifiquem e lidem com o conflito, estando atentos ao comportamento dos jovens e mantendo os canais de comunicação sempre abertos.
As consequências do bullying podem ser prejudiciais para o desenvolvimento adequado das atividades em sala de aula e para a construção de um processo de aprendizado eficiente. Além de afetar o contexto educacional, o bullying pode prejudicar o desempenho dos alunos e causar danos psicológicos e físicos.
1 Agressividade no ambiente escolar
As agressões verbais, por exemplo, estão cada vez mais presentes nesse contexto, gerando necessidade de observação maior por parte da equipe escolar, o que é um desafio para os gestores e os professores.
A agressão, seja ela física ou psicológica, gera um ambiente de angústia e medo na escola. Os professores começam a ter mais dificuldade para obter a atenção dos alunos, o que pode prejudicar o desenvolvimento das aulas.
O grande problema é que nem sempre o professor consegue identificar quando o bullying acontece. Sendo assim, fica difícil tomar alguma atitude sobre o assunto.
O aluno que sofre bullying perde a vontade de ir à escola e não consegue se concentrar nos conteúdos expostos. Os demais estudantes podem apresentar sintomas de estresse e insegurança, o que dificulta ainda mais a atuação do professor em sala de aula. Isso demanda paciência e proatividade para identificar quais são as causas da agressão e tomar atitudes a esse respeito.
2. Conflitos nas aulas
Há algumas situações em que os episódios de bullying ocorrem e isso, muitas vezes, pode gerar interrupções em sala de aula. O professor tem dificuldade de expor os assuntos, argumentar com a turma e promover um ambiente propício para o aprendizado. Portanto, o educador precisa resolver tal impasse.
Para lidar com a situação é muito importante que o educador converse com alguns membros da turma para compreender o que está acontecendo e desenvolver atividades educativas para prevenir novas ocorrências de bullying. O causador da agressão também precisa ser punido para compreender a gravidade da situação.
Para a vítima, as agressões prolongadas podem gerar transtornos graves. Logo, os profissionais de educação e os responsáveis precisam ficar atentos às demonstrações dos jovens para identificar os casos graves e aconselhar as famílias a procurar um tratamento psicológico.
A gestão escolar pode convidar um psicólogo para alguns encontros com os estudantes e trabalhar temas em sala de aula sobre violência e a necessidade de incentivar o convívio saudável entre todos. Também podem ser realizados teatros sobre a prática, estudos de casos, distribuição de cartazes e flyers e uso de jogos para abordar o assunto de forma mais clara.
3. Dificuldade para a escola identificar os casos
O bullying ocorre em diversos locais do mundo, independentemente das características culturais ou econômicas de cada região. O ambiente escolar sofre uma influência negativa com esses casos, pois o espaço se torna hostil e a violência toma conta das aulas e das áreas de lazer. Em algumas situações, a agressão pode ocupar muito o tempo da equipe educacional e desviar a instituição do seu foco, que é ensinar.
Por isso, os pais e os educadores precisam prestar atenção ao comportamento dos jovens para identificar possíveis ocorrências de agressão. Na escola, por exemplo, os professores podem perceber que uma criança sofre bullying se ela fica isolada de grupos no recreio ou se está sempre perto de adultos que possam protegê-la.
A escola passa a ter dificuldade para garantir a integridade e o bem-estar dos estudantes. Os professores não conseguem transmitir todos os conteúdos das disciplinas e o aprendizado da turma é prejudicado. Caso não tome uma atitude em relação ao bullying, a instituição pode ser responsabilizada judicialmente mediante o pagamento de indenizações ou de sessões de terapia para o aluno prejudicado pela agressão.
Explicação:
espero que tenha ajudado :)
o texto ficou meio grande mas acho que da para ja entender bem e ajudar bastante nas questões de muitas pessoas, obrigada :)