• Matéria: Filosofia
  • Autor: guiferbruna
  • Perguntado 3 anos atrás

m uma situação real, em que um atleta irá competir uma maratona em altitudes elevadas, local esse rarefeito em gases, dentre ele o oxigênio, um “treinador” propôs a transfusão de hemácias e a utilização do hormônio eritropoetina, para que aumente o número dessas células no sangue do competidor. O atleta se recusou a realizar essas ações devido não ser honesto com os outros competidores e também aos exames antidoping, no entanto, ficou pensativo em como esses métodos podem auxiliar o maratonista nessa prova.

Sabendo que os métodos oferecidos ao seu atleta são ilegais, como o treinador poderia justificar a utilização destes métodos, considerando a resposta fisiológica que o atleta teria?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
7

Uma possível resposta do treinador seria a identificação de respostas fisiológicas mais eficientes, além de alegar uma possível "normalidade" desta prática.

Uma forma de persuadir o atleta a utilizar o doping seria através de mecanismos de identificar a prática como um ato normal mediante o cenário da maratona, nas condições apresentadas.

Com isso, o atleta poderia se sentir seguro por fazer parte de uma "normalidade", além de ser oferecido aos benefícios fisiológicos, com mais força e vigor ao utilizar as substâncias, embora todas estas sejam ilegais.


robertolp4547: horrivel não ajudou em nada
gustavomth85: péssima resposta, a pergunta não se trata de persuadir o atleta e sim justificar a utilização destes métodos
edileidepspe2oxi: Olha aqui embaixo, no final da página coloquei uma resposta coerente
alisonagb: O "treinador" pode informar que através da administração de eritropoietina tem o objetivo de estimular artificialmente a formação de hemácias. A manipulação sanguínea pode ajudar a reduzir a sensação fisiológica de esforços durante exercício em altas temperaturas e grandes altitudes.
fantasma230: Pelo efeitos da altitude e pela baixa pressão parcial do oxigênio, estimula um aumento na produção de eritropoetina pelos rins, age na medula óssea de ossos longos, estimulando a produção, que leva a um aumento, das hemácias, então como o corpo já faria essa adaptação, seria normal já fazer a transfusão.
respondido por: edileidepspe2oxi
27

Resposta:

LEMBRANDO QUE A QUESTÃO NÃO ESTÁ JUGANDO O CERTO OU ERRADO NO DOPING, MAS O QUE O TREINADOR ESTAVA BUSCANDO FISIOLOGICAMENTE.

Quando está em altas altitudes a oxigenação do sangue diminui, aumentando a fadiga e diminuindo a recuperação do atleta.

O "treinador" propôs o aumento das hemácias e a utilização do hormônio eritropoetina porque assim aumentaria a circulação de oxigênio no corpo do atleta e ele não sentiria a diferença de estar acima do nível do mar.

A diminuição de oxigênio prejudica diretamente o treinamento aeróbico, ainda mais numa maratona que exige alto grau de esforço físico/cardíaco.

Explicação:

Esse artigo falar de uma forma muito rica sobre o treinamento em altas atitudes, muito interessante a leitura:

--> efeitos-da-exposicao-a-altitude-no-desempenho-fisico

E esse site tbm tem informações muito pertinentes.

--> a-pratica-de-exercicio-fisico-em-altitudes-elevadas

Formulei muita resposta para a faculdade um pouco mais elaborada com as informações das fontes citadas. Leiam e complementem da melhor forma.

Perguntas similares