• Matéria: Biologia
  • Autor: Kawane139sousa
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 1951, a estadunidense Henritta Lacks (1920 - 1951) apresentou um tumor no colo de seu útero, como de costume para época, os médicos coletaram amostras de tecido desse tumor sem a permissão (ou consentimento) de Henritta. Ela faleceu no mesmo ano e descobriu-se que as células coletadas de seu tumor podiam ser multiplicadas infinitamente, sendo denominada de He-la. Essas células são cultivadas até os dias de hoje, sendo utilizadas em pesquisas cientificas ao redor do mundo. Todas as pesquisas científicas devem seguir determinações éticas regulamentadas por uma série de documentos. No caso dos seres humanos, uma delas é que a pesquisa deve ter o consentimento voluntário do participante. Do ponto de vista cientifico sobre o relato a cima marque a alternativa correta.
(A) A coleta e uso das células He-la, mesmo sem consentimento da vitima, foi uma ação correta uma vez que contribuiu para os avanços da ciência
(B) A utilização das células He-la violou a ética em pesquisa.
(C) A utilização das células He-las sem o consentimento da vitima foi permitido, pois as células já estavam defeituosas, sem valor para ciência.
(D) A utilização das células He-la foi permitido pois era o meio para salvar vida de Henritta.
(E) A comercialização das células Hela não viola a ética em pesquisa envolvendo pessoas, devido as células terem a capacidade de se multiplicar infinitamente​

Respostas

respondido por: wellingtonwrfaria
3

Resposta:

Henrietta Lacks foi uma mulher negra norte-americana nascida em Roanoke, no estado da Virgínia, em 1 de agosto de 1920. Casou-se com David Lacks, com quem teve cinco filhos. Teve a vida abreviada por um câncer de colo do útero, falecendo em 4 de outubro de 1951, aos 31 anos. O que pareceria a história de uma mulher humilde que padeceu de uma morte precoce se transformou em um dos maiores avanços da biotecnologia.

Em janeiro de 1951, Henrietta Lacks deu entrada no Hospital Johns Hopkins, onde recebeu o diagnóstico de câncer de colo do útero. Durante o tratamento com radioterapia foram coletadas, sem autorização, duas amostras do cérvix de Henrietta. O tumor não cedeu ao tratamento, a levando à morte. As amostras de suas células foram enviadas ao laboratório do Dr. George Gey, que fazia pesquisas com células cancerosas.

respondido por: kpn11
0

A alternativa correta é a opção B onde se diz que a utilização das células He-la violou a ética em pesquisa.

Bioética

A bioética existe como o parâmetro ideal de funcionamento moral e ético em diversas áreas que lidam com a vida e relações humanas, entre elas: medicina, biologia, filosofia, direito... É importante seguir os 4 princípios da bioética, dentro de qualquer área de atuação, principalmente a pesquisa cientifica. São eles:

  • Principio da autonomia — Este foi o princípio "ferido" na atitude dos cientistas de He-la. Nele se fala que todos tem capacidade e liberdade para tomar suas próprias decisões. Ela se aplica também aos responsáveis dos pacientes que tomam suas decisões em caso de incapacidade. No Brasil é previsto em lei que os pacientes e seus representantes podem decidir sobre procedimentos terapêuticos ou diagnósticos livremente.
  • Principio da não maleficência — Este principio se refere ao cuidado perante os malefícios feitos a um paciente ou cobaia. É importante medir que o malefício nunca deve ser maior que o benefício do procedimento.
  • Principio da beneficência —  Procura assegurar que o benefício sera sempre prioridade em procedimentos. Espera-se que o objetivo seja sempre o bem, não o mal.
  • Principio da justiça — Este principio diz respeito à equidade de tratamento para todos os individuo.

Para saber mais sobre bioética, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/11958565

Anexos:
Perguntas similares