Respostas
Resposta:
A Mulher de Preto é um conto de Machado de Assis, que apresenta onze capítulos; a história começa descrevendo como Dr. Estevão e o deputado Meneses se conheceram e como se encontraram na casa de um ministro dois meses depois, sendo que nesta última ocasião chovia bastante e por isso, Estevão não consegue um automóvel; ele vê apenas um coupé e supõe pertencer ao deputado, sendo forçado a esperar na saída. Logo, o mesmo chega e oferece-lhe uma carona, Estevão fica meio sem jeito mas aceita e depois de um tempo estranha, pois ao mesmo tempo que o deputado lhe oferece a carona dá ordens ao motorista para que siga para sua casa, percebendo a reação de Estevão, o deputado explica que a intenção é que o Dr. tenha a oportunidade de conhecer a sua casa para que possa voltar assim como já havia prometido. Bom, eu admito que nos primeiros capítulos interpretei precipitadamente a relação entre Estevão e Meneses, primeiro devido ao grande interesse de Meneses na visita de Estevão à sua casa e depois ao modo como tratava-o, sendo que até mesmo Estevão achou curioso a simpatia dele, pois já tinha ouvido falar que o deputado era um misantropo: "As maneiras de misantropo são mais rudes do que as dele; salvo se ele, mais feliz do que Diógenes, achou em mim o homem que procurava."
No fim, tornaram-se bons amigos e sempre saíam juntos, até que Estevão conheceu uma mulher viúva num baile e acabou deixando Meneses "de lado", e isso é justificável, pois pela primeira vez Dr. Estevão havia se apaixonado, pela primeira vez os livros não conseguiam ocupar a sua mente; e do capítulo quatro ao nove há a descrição do quanto ele estava envolvido com isso, tanto que ele não consegue mais aguentar seus sentimentos e resolve falar/declarar isso para a viúva (Madalena, que só usava preto, motivo do título do conto), mas é impedido de fazer isso por um contratempo e isso acaba tornando-se conveniente, pois Madalena o chama para a sua casa e diz ter que confessar algo; nessa parte a maioria dos leitores, inclusive eu, devem ter achado que haveria uma declaração recíproca, e esse capítulo se encerra sem sabermos o que Madalena disse a ele, mas ao chegar em casa, Estevão parece sofrer bastante e isso me comoveu, porque, logo na primeira vez que ele resolve ceder ao amor é decepcionado: "Estevão chegou à casa e atirou-se à cama. Ninguém o soube nunca, só as paredes do quarto foram testemunhas; mas a verdade é que Estevão chorou lágrimas amargas."
A verdade é que Madalena não era viúva e além disso já era casada com seu amigo mais íntimo: o deputado Meneses; mas houve alguns enganos entre Meneses e Madalena que os fizeram separar de cidade, porém ainda se amavam bastante. Sendo assim, o único interesse de Madalena por Estevão era que ele fosse o mediador entre os dois e ajudasse a reconstruir sua família; Estevão não só sofreu por não ter sido correspondido, sofreu também porque foi apenas "usado", mesmo assim, resolveu ajudar seu amigo e conseguiu! Porém, Meneses nunca soube dos sentimentos de Estevão por Madalena, que resolveu viajar para Minas: "Desculpe, meu amigo, se não vou despedir-me pessoalmente. Sou obrigado a partir repentinamente para Minas. Voltarei daqui a alguns meses. Estimo que sejam felizes, e espero que não se esqueçam de mim.". Madalena também não soube dos sentimentos de Estevão por ela, mas no último capítulo entendeu a viagem repentina e apenas o admirou por isso.