A repercussão da morte de Vargas, em 24 de agosto de 1954, explica-se politicamente pela: * 1 ponto manipulação do povo para abafar escândalos políticos. pressão dos desempregados para garantir direitos sociais. atuação dos conservadores para barrar o avanço comunista. manifestação das massas populares para expressar sua comoção.
alguém sabe essa atividade de história??
Respostas
Resposta: D, a questão correta é a "manifestação das massas populares para expressar sua comoção."
Explicação:
Oii, devido ao suicídio de Vargas a população se indignou saindo nas ruas para se manifestar a favor do pai do povo, as rádios só falavam a respeito de Vargas e seu ato "heróico" e a leitua de seu carta testamento que não parava de ser compartilhada a população, gerando um atraso de 10 no golpe já planejado, que realmente só veio a acontecer 10 anos depois, em 1964 no governo de João Goulart. Portanto como o plano militar foi deixado de lado por conta da extrema comoção popular, a D é a correta.
A repercussão da morte de Vargas, no dia 24 de agosto de 1954 explica-se politicamente pelo que está apontado na letra D) manifestação das massas populares para expressar sua locomoção.
Logo após a morte de Getúlio Vargas, ex-presidente brasileiro, as ruas foram tomadas pelo povo que queria demonstrar a sua locomoção pelo ocorrido. Também houve uma grande repercussão por parte dos meios de comunicação, que só falavam do assunto. Isso evidenciava o quanto as pessoas gostavam de Vargas.
Carlos Lacerda era um dos maires líderes da oposição de Getúlio Vargas, e por isso o chefe da guarda pessoal de Getúlio, Gregório Fortunato, contratou assassinos para que esses tirassem a vida de Lacerda. No entanto, o episódio foi um insucesso, e Lacerda permaneceu vivo.
Com isso, estima-se que Vargas tenha se sentido pressionado, sabendo que a oposição viria pra cima. Assim, supõe que esse tenha sido um dos fatores para o seu suicídio.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/4062534