• Matéria: História
  • Autor: vinnybernardino2711
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o excerto a seguir com atenção:

"Langlois e Seignobos [...] contribuíram decisivamente para a constituição dos princípios da Escola Positivista e da construção de uma História científica. Para esses historiadores franceses, a História não passava da aplicação dos documentos, compreendidos como documentos escritos, testemunhos voluntários, como cartas, decretos, correspondências, manuscritos. Desse modo, para a Escola Positivista, a heurística corresponderia à tarefa primordial do historiador, ou seja, de reunir, classificar e proteger os documentos. Em seguida a essas etapas iniciaria a análise, compreendida pela erudição, na qual se verificaria a autenticidade do documento. Em seguida se daria a hermenêutica, a análise de conteúdo e a crítica positiva de contextualização, para se certificar do que o autor queria dizer. Depois dessas análises se dava a síntese, que seguia as seguintes etapas: comparar os documentos; reagrupar os atos isolados em quadros gerais; por analogia ou dedução ligar os fatos entre si e para encher as lacunas deixadas pelos documentos; fazer escolha na massa de acontecimentos; tentar algumas interpretações e generalizações".

BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Portugal: Publicações Europa–América, 1983 (adaptado).

A respeito dos procedimentos metódicos de análise e crítica documental, analise as afirmativas a seguir:

I – Como o conhecimento histórico é um conhecimento indireto, para os positivistas é fundamental que o historiador saiba estudar os vestígios dos homens do passado contidos nos documentos.
II – No século XIX, "crítica interna" e "crítica externa" são, respectivamente, os nomes dados às análises positivistas e marxistas dos documentos.
III – A crítica externa dos documentos consistia nos trabalhos preliminares que o historiador estabelecia, após ter selecionado os vestígios do passado a que pretendia estudar.
IV – A crítica interna consistia na análise do conteúdo do documento para determinar o pensamento real do autor.
V – A crítica externa apontava o estudo das características subjetivas do documento, como do seu conteúdo e as ideias expressadas pelo autor.

É correto apenas o que se lê em:

Alternativas

Respostas

respondido por: soaresenonatos
12

Resposta:

Alternativa 3: I, III e IV.

Explicação:

Pág. 72 e 73 do livro em PDF, teorias da história.

Perguntas similares