• Matéria: Filosofia
  • Autor: RafaelBeridio7695
  • Perguntado 3 anos atrás

Por vezes, se diz de maneira genérica que "Filosofia é coisa de ateu", pois seria uma maneira de desconstruir o conhecimento religioso, ou mesmo as bases da fé. Há alguns posicionamentos de que a Filosofia seria até mesmo um instrumento de doutrinação ideológica, para fins de destruição de um modelo de sociedade e construção de outro. A respeito desta afirmação, pode-se dizer que:a. Está correta, pois a Filosofia, em momento algum, preservou a idéia de Deus, ou de fé. B. Está incorreta, pois houve períodos de conciliação entre Razão e Fé e Teologia e Filosofia, principalmente, junto ao cristianismo, como no Período Patrístico. C. Está incorreta, pois Filosofia e Teologia comunicam-se a todos momentos, tanto que, em muitos seminários, se ensina sistematicamente Filosofia. D. Está correta, já que Filosofia como conhecimento crítico visa a desconstrução de todo modelo de sociedade vigente, a partir de propostas radicais de subversão ao conhecimento. E. Está correta, pois a Filosofia ao impor a razão como preponderante tira os alicerces da fé das pessoas que começam a estudá-la.

Respostas

respondido por: tagliettimariana
0

Está incorreta, pelo fato que muitas vezes a Teologia e a Filosofia se comunicam, inclusive, em muitos seminários de padres é estudado a filosofia, então, a alternativa correta é letra C.

 Então, é necessário entendermos que a filosofia não prega a não aceitação de um Deus ou a imposição de um ateísmo, pelo contrário, ela prega que o ser humano deve pensar racionalmente e analisar todas as alternativas antes de tomar qualquer decisão.

Perguntas similares