Sobre o Método UEPS, último que entra, primeiro que sai, esse método de avaliação de estoque, o valor das saídas é atribuído pelo valor unitário das últimas compras. Apesar de as mercadorias estarem juntas fisicamente e mesmo não sendo possível identificar quais entraram primeiro e quais são da segunda compra, a lógica é que sairão do estoque aquelas que tiverem sido registradas por último. Assim, sobre o UEPS, podemos afirmar que:
O UEPS é aceito pela contabilidade, porém não é permitido pelo fisco, então o profissional de contabilidade deve fazer outro registro de estoque para apuração dos impostos – a legislação do Imposto de Renda não permite a utilização do método em razão de o lucro apurado ser inferior aos demais.
O lucro tende a ser menor porque o valor da mercadoria tem impacto da inflação, elevando o preço.
Como as últimas mercadorias compradas são as que saem primeiro, o CMV registrado no período é maior reduzindo o lucro. Esse fato será constatado por meio da escrituração dos fatos contábeis.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas nas afirmativas I e II.
B - Apenas na afirmativa III.
C - Apenas nas afirmativas I, II e III.
D - Apenas na afirmativa II.
E - Apena na afirmativa I.
Respostas
Resposta: Apenas nas afirmativas l, ll e lll
Resposta:
Apenas nas afirmativas I, II e III.
Explicação:
Operações com Mercadorias. Conforme estudado sobre o método UEPS, a resposta correta é: Apenas nas afirmativas I, II e III, acompanhe: O UEPS é aceito pela contabilidade, porém não é permitido pelo fisco, então o profissional de contabilidade deve fazer outro registro de estoque para apuração dos impostos – a legislação do Imposto de Renda não permite a utilização do método em razão de o lucro apurado ser inferior aos demais. III - O lucro tende a ser menor porque o valor da mercadoria tem impacto da inflação, elevando o preço. Como as últimas mercadorias compradas são as que saem primeiro, o CMV registrado no período é maior reduzindo o lucro. Esse fato será constatado por meio da escrituração dos fatos contábeis.