Respostas
Resposta:
Portugal. Após a independência do Brasil, Portugal conseguiu manter suas possessões africanas como Angola, Cabo Verde, Guiné e Moçambique. ...
Espanha. ...
Bélgica. ...
Inglaterra. ...
França. ...
Holanda. ...
Itália. ...
Alemanha.
poderia me colocar como melhor resposta? ficaria agradecida <3
Simultaneamente, os territórios foram sendo invadidos pelas nações europeias de maneira gradativa.
Portugal, Espanha, Bélgica, Inglaterra, França, Holanda, Itália e Alemanha.
Portugal
Após a independência do Brasil, Portugal conseguiu manter suas possessões africanas como Angola, Cabo Verde, Guiné e Moçambique.
O país terá problemas com a Bélgica, Inglaterra e Alemanha que desejavam expandir seus territórios na África, sobre os territórios portugueses.
Espanha
A Espanha ocupou as ilhas Canárias, Ceuta, Saara Ocidental e Melila. Para abastecer suas colônias caribenhas de escravos, contava com o comércio feito pelos portugueses, franceses e dinamarqueses. Mais tarde, o país invadiria a Guiné Equatorial (1778).
Bélgica
O rei Leopoldo II da Bélgica, estabeleceu a Associação Internacional da África, em 1876. Dita organização tinha como objetivo explorar o território correspondente ao Congo que se tornaria sua propriedade pessoal.
O país também ocupa Ruanda e ali instaura um sistema de divisão étnica, entre hutus e tútsis que terá consequências desastrosas no futuro no Genocídio em Ruanda (1994).
Inglaterra
O Reino Unido era a maior potência econômica do século XIX devido a Revolução Industrial. No entanto, precisava de mais matérias-primas baratas para manter o ritmo do seu crescimento.
A Inglaterra foi ocupando territórios como os atuais Nigéria, Egito, África do Sul. Tal era a certeza de superioridade inglesa que alimentava-se a ideia de construir uma ferrovia ligando o Cairo e a Cidade do Cabo.
Para isso, o país invade áreas entre esses território como o Quênia, Sudão, Zimbábue e vai entrar em conflito com praticamente todos os outros países europeus com o intuito de manter ou expandir suas possessões.
França
A França ocupou o território do Senegal, em 1624, a fim de garantir o fornecimento de escravos para suas colônias no Caribe.
Ao longo do século XVIII, seus navegadores ocuparam várias ilhas no Oceano Índico como Madagascar, Maurício, Comores e Reunião.
No entanto, foi no século XIX que conseguiu, entre 1819 e 1890, acertar 344 tratados com chefes africanos. Assim ocuparam a Argélia, Tunísia, Marrocos, Chade, Mali, Togo, Benin, Sudão, Costa do Marfim, República Centro Africana, Djibuti, Burkina Faso e Níger.
Além de enfrentar os habitantes que não aceitavam a invasão, os franceses travaram várias guerras contra os alemães, pois estes queriam tomar suas possessões.
Holanda
A ocupação holandesa começou na atual Gana, chamada de Costa do Ouro Neerlandesa. Ali, permaneceram até 1871 quando venderam a possessão aos ingleses.
Através de investidores privados, os holandeses começaram a explorar o Congo em 1857.
No entanto, foi na África do Sul, que os holandeses permaneceram mais tempo. Ali, eles tinham estabelecido um posto de abastecimento na atual Cidade do Cabo, em 1652.
Quando o território foi conquistado pelos ingleses, os holandeses foram expulsos em 1805, mas ainda ficaram na África do Sul e entrariam em vários conflitos com os ingleses, como a Guerra dos Bôers (1880-1881/1899-1902).
Itália
Depois da Unificação Italiana, a Itália parte para conquistar o mundo. No entanto, sem um exército poderoso, o país ocupa os territórios da Eriteia, parte da Somália e a LíbiaTenta conquistar o reino da Etiópia, mas este foi ajudado por França e Rússia. Somente o fará na década de 1930 sob comando de Benito Mussolini.
Alemanha
A Alemanha queria garantir seu quinhão de mercados na África. Após a Unificação Alemã, em 1870, qualquer decisão europeia tinha que passar pelo poderoso chanceler Bismarck.
Como já havia muitos litígios por fronteiras entre as potências europeias, Bismarck convida os representantes das principais potências coloniais para discutir os rumos da ocupação africana.
Este evento seria conhecido como a Conferência de Berlim. A Alemanha ocupou os territórios correspondentes a Tanzânia, Namíbia e Camarões.