• Matéria: Ed. Física
  • Autor: luisfelipeblank
  • Perguntado 3 anos atrás

Recentemente, tem sido demonstrado que o sistema aeróbio responde surpreendentemente rápido a demanda energética ao início do exercício, tendo um importante papel também durante exercícios de alta intensidade. Em média, um exercício realizado de forma máxima, com duração em torno de 75s, parece utilizar, aproximadamente, igual energia dos sistemas aeróbio e anaeróbio. No entanto, este tempo não seria fixo, mas provavelmente dependente do estado (sedentários vs. atletas) e especificidade (velocidade vs. resistência) do treinamento. Apesar disso, este ainda é um tempo consideravelmente mais curto do que tem sido tradicionalmente sugerido em alguns livros clássicos de fisiologia do exercício. Portanto, distâncias a partir dos 200m na natação e 800m para o atletismo, já teriam um predomínio do metabolismo aeróbio no suprimento total da energia necessária.

Todos os sistemas são “acionados” no início do exercício? Depende da intensidade e duração? Exemplifique sua resposta.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Os sistemas "acionados" no exercício, dependem da intensidade e duração.

Exercícios de alta intensidade, como o descrito no exemplo, apresentam intensidade máxima e duração rápida.

O primeiro sistema a ser acionado é o sistema de creatina, que dura poucos segundos. Logo após a creatina ter sido quebrada, o corpo irá utilizar o sistema aeróbico, ou seja, na presença de oxigênio, para a produção de ATP.

Após seu esgotamento, o organismo passará a utilizar o sistema anaeróbico, através da fermentação lática, e por último, se utilizará a gordura como base, visto que a utilização de proteína não deverá ocorrer, uma vez que poderá ocorrer perda de massa muscular.

Perguntas similares