Utiliza-se o termo necrose para indicar a morte celular que ocorre no organismo vivo e é seguida de autólise. Autólise significa degradação enzimática dos componentes celulares por enzimas da própria célula que são liberadas pelos lisossomos após a morte celular. Corroborando com o enunciado acima, considere as afirmativas a seguir que representam características dos vários tipos de necrose.
I. A necrose de liquefação, muito encontrada em anóxia de encéfalo, decorre da ação de enzimas hidrolíticas, muito comum em lesões bacterianas.
II. II. A necrose ocorre pela ativação de um programa interno de “suicídio”, envolvendo uma desmontagem orquestrada dos componentes celulares.
III. III. Um dos fenômenos que caracterizam a necrose é a cariorrexe, quando o núcleo se fragmenta e se dispersa pelo citoplasma, incitando um processo inflamatório.
IV. IV. Um dos aspectos que caracterizam a necrose gomosa, é o aspecto de “queijo podre”, muito encontrada nas lesões por Tuberculose. Em seguida, assinale a alternativa com a correta correlação:
A) I, II, III e IV.
B) II e III apenas.
C) I, III, IV apenas.
D) I, II e III apenas.
E) I e III apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:letra E
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás