Respostas
v
v
f
v
f
Explicação:
confia ( talves n confie)
Resposta:
a) VERDADEIRA
b) FALSA
c) VERDADEIRA
d) FALSA
e) VERDADEIRA
Explicação:
a) VERDADEIRA – A coroa não queria essas mudanças, agindo como sempre agiram em casos assim: com maior opressão sobre sua colônia, sobre o que era dela e ela mandava (pelo menos ela ainda via assim. Os criollos já não.)
b) VERDADEIRA – não era de intenção da metropoloe que suas colônias produzissem produtos manufaturados. Se o fizessem, interfeririam no “pacto colonial” e na economia da própria Espanha. E isso não era bom.
c) VERDADEIRA – As colônias enquanto colônias, viam sociedades totalmente desiguais, onde homens nomeados na Europa ainda eram poderosos por aqui. E homens daqui e não eram considerados. Sem contar a grande diferença na vida entre um criollo e um espanhol nato. Ambos eram brancos e espanhóis, mas o nascido la tinha mais poder aqui do que um nascido aqui. O que falar dos indígenas então? E os escravos que nem eram?
d) FALSA – As independências eram das colônias diante de suas metrópoles. Era tipo “os daqui contra os de la”. Para os espanhóis, as colônias eram lugares com seus povos. Não havia reconhecimento desses habitantes como iguais. Mesmo que quem nascesse aqui fosse filho de espanhol. Não passavam de miscigenados. Os criollos passaram a ter privilégios depois que as revoluções se concluíram, ai sim seu poder, seus privilégios valeram.
e) VERDADEIRA – o grande interesse da “elite colonial“ – esse grupo de pessoas que detinha um certo poder na colônia, que detinha poder por seu passado europeu – era poder produzir e comercializar com quem bem quisesse. Lembra que a primeira coisa que a coroa portuguesa quando veio ao Brasil foi abrir os portos às outras nações? Ora, quanto mais paises, mais produtos, se você produzia, maiores chances de lucro.