Respostas
Resposta:
Niccolò di Bernardo dei Machiavelli viveu na transição do século XV para o XVI, período com diversas transformações radicais nas estruturas sociais.
Em primeiro lugar devemos lembrar que a Idade Média acabara há não muito tempo, tendo ligação direta com a ascensão burguesa, a qual é crucial nas demais mudanças. As movimentações das cruzadas permitiram o surgimento de rotas comerciais e feiras, que possibilitaram o crescimento de uma classe média, não nobre, mas que foi capaz de articular formações de Estados Nacionais e se colocar um uma nova economia mercantil.
Para que se estabelecesse a nova mentalidade crescente, foi necessário desvincular-se da Igreja Católica, que condenava o lucro. A reforma protestante foi chave para este processo, visto que a nova ética permitia tal prática, sendo que em nações como a Inglaterra o rei era o próprio mestre religioso.
Analisando a Itália, agora, reparamos que a força da Igreja na península segurou os movimentos que surgiam pela Europa, porém outro se iniciou dentro da própria região: o renascimento. A burguesia encontrou na mudança cultural a afirmação que precisava, retomando ideais esquecidos no último milênio como o antropocentrismo e a razão, por meio do mecenato. Desta forma, recuperaram-se valores clássicos que causaram o desenvolvimento intelectual e entrara em choque com os valores medievais, enfraquecendo o poder religioso.