O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) (2015, online) enfatizou que o trabalho da auditoria interna deve estar alinhado com a estratégia da organização e baseado na matriz de riscos, ademais, esta prática contribui com o aperfeiçoamento de controles, regras e procedimentos.
Disponível em: Acesso em: 24 jul. 2021
Raquel e Rute são auditoras que atuam em nichos distintos em relação à categoria de auditor. Raquel é funcionária da organização Delta Auditoria e realiza Auditoria das Demonstrações Contábeis, na qual, ela emite um Relatório de Auditor Independente. Já Rute, é funcionária da organização Brasileira Ltda e é responsável por verificar a autenticidade de toda a documentação e dos processos da sua organização, de modo a garantir que todas as transações são registradas corretamente e convergentes com as normas operacionais da organização.
Considerando o enunciado, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
Raquel realiza auditoria externa para a Delta Auditoria. Rute realiza auditoria interna para a Brasileira Ltda.
Explicação:
Os principais objetivos da Auditoria Interna são: verificar se as normas
operacionais estão sendo cumpridas e aprimorar normas internas. A principal vantagem dela é o maior volume de realização de testes de Auditoria, a principal desvantagem é a menor independência do auditor, considerando que este pode ser um colaborador da organização que mantém amizade com demais colaboradores
(ALMEIDA, 2019; ATTIE, 2018).
A Auditoria Externa ou Independente ocorre, necessariamente, por meio de um auditor contábil que não possui vínculo empregatício com a organização auditada. O principal objetivo da Auditoria Independente é obter uma opinião sobre a elaboração das demonstrações contábeis e sua adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade. A sua principal vantagem é a independência do auditor contábil em relação à organização auditada, a principal desvantagem é o menor volume de testes de auditoria realizados (muitas vezes, feitos por amostragem).