Respostas
Resposta:
Um dos principais focos de estudo da História no ensino médio inclui os acontecimentos históricos do Brasil. No entanto, isso não é o bastante: para compreendermos a nossa própria narrativa, precisamos também conhecer um pouco sobre os eventos de vários lugares do planeta.
Um dos mais emblemáticos é, sem dúvidas, a Independência da Índia. Ainda que esse episódio não tenha um impacto muito grande no Brasil de forma direta, é importante estudarmos sobre ele para compreendermos uma série de acontecimentos que viriam a seguir. Um deles é a questão da Nova Ordem Mundial, muito recorrente nos vestibulares.
A seguir, então, saberemos o que foi essa independência, quais foram suas causas e o que a diferencia dos demais processos que aconteceram no mundo até então. Descobriremos, também, um pouco sobre o que aconteceu após a sua proclamação naquele país. Boa leitura!
O que foi a independência da Índia?
Por muitos anos, a Índia foi um território colonizado pela Inglaterra. Esse processo se deu por conta da valorização das riquezas naturais desse país, como o solo extremamente fértil, por exemplo.
Durante a colonização, a Inglaterra exerceu grande controle cultural sobre os diversos povos que habitavam aquele território. Esse é um processo natural nas colonizações, mas extremamente prejudicial para o povo colonizado.
A independência, então, se deu a partir da mobilização de vários grupos para impedir que a colonização continuasse a acontecer. Os grandes líderes do movimento foram Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru, dois advogados. A data utilizada como marco para esse processo, que foi longo, é o ano de 1947.
Causas da independência da Índia
O processo de conquista da independência indiana foi, como mencionado, bastante longo. Ele começou em 1885, mas não surtiu grandes efeitos nas primeiras décadas, com muitas revoltas fracassadas. O que acontecia era a germinação de um sentimento de nacionalismo entre os povos, muito variados, que habitavam aquela região.
Apesar do nascimento desse sentimento, conflitos entre os povos também eram muito frequentes. A razão para os embates era, normalmente, religiosa. Por ali, viviam hindus, muçulmanos e budistas, além de várias outras minorias de religiões diferentes. A Índia também era um território com mais de 200 dialetos, além do inglês, que foi implementado pelos colonizadores.
Uma das principais causas da Independência da Índia foi, portanto, o domínio cultural e econômico dos ingleses com os indianos. Os nativos buscavam o fim dessa opressão e dominação. Os líderes, portanto, sugeriram um tipo diferente de luta: a desobediência civil.