O ciclo do pau-brasil ocorreu durante o período denominado de “pré-colonial”, ou seja, quando o país ainda não havia sido oficialmente colonizado por Portugal. Esse ciclo econômico é assim denominado pois, entre os anos de 1500 e 1530, o pau-brasil foi a principal matéria-prima explorada e exportada no país. Descreva no que a árvore e a madeira eram utilizadas.
Respostas
Resposta:
Provocou o primeiro desastre ecológico do país
O Ciclo do Pau-Brasil aconteceu no decorrer da fase pré-colonial do Brasil, entre os anos de 1500 e 1530, na mesma época em que houve o Descobrimento do Brasil. A madeira de Pau-Brasil foi a primeira matéria prima a ser explorada pelos portugueses durante o período da colonização do país.
Explicação:
O Ciclo do Pau-Brasil
O ciclo do Pau-Brasil aconteceu porque a árvore de Pau-Brasil, uma riqueza natural e nativa da Mata Atlântica foi encontrada em abundância, no território brasileiro. Essa árvore era utilizada pelos índios nativos da nova terra, como tintura para os corpos.
A tinta da árvore do Pau-Brasil tem a coloração vermelha e a madeira era facilmente encontrada nas regiões costeiras do país, isso acabou facilitando a exploração da riqueza natural. Os portugueses logo perceberam o grande potencial dessa matéria prima.
O produto foi logo enviado para os países da Europa, pelos portugueses, onde obteve fácil aceitação e logo fez concorrência com os produtos dos árabes, que vendiam uma outra espécie de planta tingidora originária da Índia.
Desde o começo do século XVI, a Coroa Portuguesa cobrava altos impostos para a exploração do Pau-Brasil. Naquela época, foi necessário organizar três diferentes expedições para explorar o Pau-Brasil: a primeira expedição aconteceu em 1502, a segunda expedição ocorreu em 1503 e a terceira expedição aconteceu em 1504.