Sobre a parasitose conhecida como teníase é correto afirmar:
I - O agente responsável pela doença é o platelminto Taenia solium ou Taenia saginata, cujo hospedeiro é, respectivamente, um porco ou um boi.
II- O hospedeiro definitivo é infectado pela ingestão de carne mal cozida contendo os ovos da tênia.
III- Pode-se controlar a doença andando constantemente calçado, evitando-se, assim, a penetração, pela sola do pé, de cercarias responsáveis pela teníase.
IV - A proglote grávida é liberada nas fezes do hospedeiro intermediário
Após analisar as assertivas acimas, marque a correta:
a.Apenas I, II estão corretas;
b.Apenas I,III, IV estão corretas;
c.Apenas III e IV estão corretas;
d.Todas estão corretas.
Respostas
Resposta: a.Apenas I, II estão corretas;
Explicação: Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída por meio da ingestão de carne malcozida ou crua de suínos ou bovinos contaminados. A prevenção pode ser conseguida, portanto, por meio do consumo de carne sempre bem cozida ou bem assada.
Após a contaminação, o verme adulto passa a se desenvolver no intestino delgado, provocando sintomas como dor abdominal, alterações no apetite e perda de peso. O homem é o único hospedeiro definitivo das duas espécies de tênia. O tratamento é feito por meio da administração de medicamentos específicos, conhecidos popularmente como vermífugos.
Os agentes causadores da teníase são as chamadas tênias, animais platelmintos pertencentes à classe Cestoda, ordem Cyclophyllidea, família Taeniidae e gênero Taenia. As espécies responsáveis por causar a teníase são a Taenia solium e a Taenia saginata.
A T. solium é também chamada de tênia do porco, uma vez que esse mamífero é o hospedeiro intermediário dessa espécie de tênia. Ela apresenta cabeça ou escólex com ventosas e rostro com dupla coroa de ganchos, estruturas importantes para a fixação da tênia na mucosa intestinal. Logo após a cabeça, é possível perceber uma região denominada de colo ou pescoço, a qual apresenta intensa atividade multiplicadora e garante o alongamento do corpo da tênia.