Respostas
Resposta:Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°.
Explicação passo a passo:
São denominados ângulos os pontos onde duas semirretas se encontram. Esses pontos de encontro, que têm a mesma origem, são chamados de vértices dos ângulos. Existem vários tipos de ângulos, determinados por suas medidas em grau. Podem ser retos, obtusos, rasos, agudos, adjacentes, ângulos complementares ou suplementares.
A medição é realizada com um instrumento chamado de transferidor, objetos em formatos circulares que podem ser encontrados em modelos de 90°, 180° e 360°, e são utilizados internacionalmente para medi-los com exatidão. Assim como nas réguas, que são divididas em centímetros, os transferidores são divididos de 1° em 1°.
As medidas dos ângulos fazem parte do Sistema Internacional de Medidas, norma métrica desenvolvida no ano de 1960. O sistema é seguido por quase todos os países do mundo, com poucas exceções, como os Estados Unidos.
Recebe o nome de radiano a unidade de medidas dos ângulos, e são representados pelo símbolo “rad”. Essa medida é o comprimento que vai até o raio, partindo do arco. Na matemática, os ângulos são objetos de estudo em geometria. Recebe o nome de bissetriz a semirreta que divide o ângulo partindo do seu ponto de origem, ou seja, a vértice.
O principal ramo da matemática em que são realizados os estudos dos ângulos é a trigonometria, principalmente em estudos de triângulos. É possível vê-los ainda em operações matemáticas como soma, subtração, multiplicação ou divisão.