Respostas
Resposta:
Sim!!
Infelizmente!!
Explicação:
Não é novidade, que os professores são vítimas de violência.
Os casos de violência contra os professores, dentro das escolas seguem cada vez mais frequentes, e apontam para as consequências na saúde física e emocional desses profissionais.
A violência contra os professores, é mais uma forma de violência que, infelizmente, parece normalizada pela falta de debate ou de propostas práticas, para lidar com esse problema.
A violência influencia na prática cotidiana do professor, sem dúvida alguma.
Há vários tipos de violência e o professor, no Brasil, habituou-se, em sua maioria, a tratar com seus alunos desta prática oposta ao propósito de uma escola.
Da violência verbal à violência física, o ambiente escolar está sempre sujeito à deseducação de alunos, pais e até mesmo os próprios professores.
Muito disto acontece devido às teorias pedagógicas que minaram, ao longo das décadas, a autoridade do professor. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, foi um teórico que buscou a destruir as bases do ensino tradicional para substituí-lo por um ensino que se dizia "crítico", com intuito expressamente revolucionário.
Mas o problema é ainda mais complexo. O aluno, confundindo a autoridade do professor com a noção abstrata de autoritarismo, subverte a hierarquia e passa a ditar, ele mesmo, o comportamento dentro da sala de aula.
Tal como não deve haver abuso por parte do professor, também não deve haver desrespeito por parte do aluno.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/24241424