• Matéria: Geografia
  • Autor: witchsrta
  • Perguntado 3 anos atrás

O Japão constitui um arquipélago que possui limitados recursos naturais e pequenas extensões territoriais, mesmo com tais dificuldades o país é um dos mais desenvolvidos da Ásia, alguns aspectos históricos contribuíram para esse crescimento econômico, exceto: *

Primeiro país asiático a se industrializar.
Durante a Segunda Guerra Mundial iniciou seu imperialismo, conquistando novos territórios.
Foi o primeiro país asiático a dar início a expansão tecnológica a partir de 1960.
Após a Segunda Guerra Mundial se aliou à URSS que impulsionou seu crescimento tecnológico.

Respostas

respondido por: Larah969
1

Resposta:

Primeiro país asiático a se industrializar.

Explicação:

O modelo japonês de gestão e desenvolvimento econômico caracterizou-se pelo crescimento do país no período pós-guerra, que foi responsável pela operacionalização de um sistema econômico baseado nos avanços tecnológicos e que colocou o Japão no segundo lugar entre as maiores economias do mundo durante os anos 1990.

Durante a Segunda Grande Guerra (1939-1945), o Japão sofreu duramente com os ataques nucleares em Hiroshima e Nagazaki, além de algumas sanções militares impostas pelos países vencedores do conflito. Por outro lado, o período que se sucedeu ficou marcado pela rápida recuperação e pelos avanços econômicos do país, graças aos investimentos em tecnologias e à ajuda econômica fornecida pelos Estados Unidos, denominada por Plano Colombo.

Sabe-se que os fatores naturais do país são um empecilho para o seu desenvolvimento econômico. Boa parte de seu território é formada por cadeias de montanhas e relevo bastante acidentado, o que prejudica a moradia e a agricultura. Com isso, o país importa grande parte da matéria-prima que necessita para a produção. Além disso, em um território equivalente ao estado de Goiás, vive uma população que se aproxima do número de habitantes de todo o Brasil, caracterizando uma das maiores densidades demográficas do mundo.

Por isso, o modelo econômico japonês necessitava de combinar qualidade com produtividade em seu modelo produtivo. Então, o país iniciou um pesado investimento em tecnologias, resultando em uma grande quantidade de exportações, principalmente para os EUA, o que foi responsável pelo grande desenvolvimento econômico do país, chamado de “Milagre Japonês”.

Com uma economia baseada na importação de matérias-primas e na exportação de produtos de alta tecnologia, com boa qualidade e a preços baixos, o Japão tornou-se, nos anos 1990, a segunda maior economia mundial.

Perguntas similares