• Matéria: Sociologia
  • Autor: fakarynnaalves
  • Perguntado 3 anos atrás

Faça uma pesquisa sobre o curso que deseja fazer na Faculdade. Se ainda não escolheu, pesquise aquele que mais te interessa.​

Respostas

respondido por: edilsonsaojoaoz01
0

Resposta:

Entendi não.

Explicação:

hm, uiuiuiuiuu

respondido por: mariaclaraabreub2
1

Resposta:

Não sei qual curso de faculdade te interessa, vou colocar um que me interessa, e se lhe interessar use a pesquisa

Explicação:

O Direito é a ciência que cuida da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país para organizar e manter um bom relacionamento interpessoal entre os grupos e indivíduos da sociedade.

Para seguir profissões ligadas ao exercício do Direito, como advogado, promotor e juiz, é obrigatório obter um diploma de bacharel em Direito em curso reconhecido pelo MEC e realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O que o estudante de direito aprende?

O curso objetiva formar profissionais, bacharéis em direito, com plena capacidade de exercício nas diversas profissões jurídicas em organizações públicas e privadas com sólidos conhecimentos técnico-jurídicos e visão abrangente do fenômeno jurídico e suas inter-relações, atendendo a demandas sociais e do mercado de trabalho.

---> O curso de direito é sempre muito procurado nos vestibulares, portanto, também é um dos mais concorridos. Se você tem vontade de ser um bacharel em Direito por meio de universidades públicas, sabe que a concorrência é alta tanto em federais como em estaduais.

A carreira em Direito tem duas grandes áreas de atuação bem diferentes entre si:

Jurídica: envolve basicamente o trabalho dos bacharéis em Direito, que inclui o trabalho de delegados de polícia, assistentes judiciários, defensores públicos, promotores, procuradores e juízes.

Advocacia: consiste em defender o interesse dos clientes com base nas leis em vigor. Esse profissional só pode atuar na área depois de passar pelo famoso exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Onde mais o profissional formado em Direito pode trabalhar?

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Direito possui um grande campo de atuação. Além disso, devido ao novo Código de Processo Civil, a demanda por profissionais dessa área tende a sofrer um aumento significativo.  

No setor Judiciário, o número de profissionais formados está abaixo do que se necessita. Ramos mais recentes do curso de Direito, como o Direito Ambiental e o Direito da Tecnologia da Informação estão em alta. A carreira pública também é uma ótima opção para o profissional de Direito.

Como funciona o curso de Direito?

O curso de Direito é do tipo bacharelado e é oferecido por faculdades públicas e privadas de todo o Brasil. O curso de Direito possui em grande parte da sua grade curricular matérias teóricas, exigindo do aluno muita leitura e uma grande capacidade de concentração.  Nos anos iniciais do curso de Direito são ministradas matérias com conteúdo essencialmente teórico, como Sociologia, Economia e Teoria do Estado. Nos anos seguintes, as matérias passam a ser mais específicas do curso, como Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial.  

O curso oferece ainda atividades e aulas práticas, nas quais o estudante exercita a oratória e a capacidade de argumentação, características essenciais para exercer a profissão. Em algumas instituições de ensino superior o curso é oferecido com o nome de Ciências Jurídicas e Sociais.    O curso de Direito tem duração média de cinco anos. Vale lembrar que é um curso com modalidades diurnas e noturnas e os semestres podem variar de instituição para instituição. Mas geralmente a duração é de 10 semestres.

O aluno formado no curso de Direito é o profissional que carrega consigo grandes responsabilidades. Seu principal objetivo é disciplinar, organizar e tornar a sociedade mais justa, usando sempre como base a Constituição Nacional e as Leis Internacionais.

Anexos:
Perguntas similares