Respostas
Resposta:
Escreveu a História da Guerra do Peloponeso, da qual foi testemunha e participante,[nota 1][1] em que, em oito volumes, conta a guerra entre Esparta e Atenas ocorrida no século V a.C. Preocupado com a imparcialidade, ele relata os fatos com concisão e procura explicar-lhes as causas. Tucídides escreveu essa obra pois pensava a Guerra do Peloponeso como um acontecimento de grande relevância para a história da Grécia, mais do que qualquer outra guerra anterior. Esta sua obra é vista no mundo inteiro como um clássico, e representa a primeira obra de seu estilo.
espero ter ajudado
Tucídides (460-400 a.C.) foi um historiador e guerreiro grego que escreveu a História sobre a Guerra do Peloponeso, considerada uma das obras mais importantes da historiografia por aliar a preservação da memória e reflexão sobre o ocorrido.
Escrita em oito volumes, utilizava de elementos da retórica para “convencer” o leitor do impacto do evento, sempre explanando a grandiosidade da guerra, tópica comum nos historiadores antigos, como Heródoto.
Guerra do Peloponeso
- Ocorreu entre as cidades-estado de Atenas e Esparta entre 431 a.C. e 404 a. C.
- Século V a. C. - período do apogeu das cidades-estado gregas, sobretudo Atenas, que dominava o mar Egeu, para contragosto de Esparta.
- Atenas tinha um regime democrático de governo (o que não significava igualdade) e Esparta era oligárquica, o que causava atrito entre elas.
- Liga do Peloponeso - criada por Esparta, era uma aliança entre cidades importantes da região da Península do Peloponeso que tinha como objetivo se fortalecer contra a força ateniense.
- Como consequências da guerra, Atenas perdeu sua hegemonia e a região ficou mais fragilizada, facilitando a entrada dos macedônios posteriormente.
Sobre fontes históricas, confira: https://brainly.com.br/tarefa/39630569
#SPJ2