Gisele, 40 anos, estava sem energia para ir ao trabalho, no domingo quando começava anoitecer, seu desanimo aumentava, ela tinha vontade de faltar ao trabalho, não conseguia fazer suas aulas com a mesma disposição e qualidade, não tinha vontade de falar com as colegas de trabalho, estava com excesso de trabalho e sempre o levava para fazer em casa aos finais de semana, as vezes tinha dores de cabeça, dor na nuca, mas quando ficava em casa se sentia melhor. Gisele começou a tomar um indutor de sono para dormir e quando não estava se sentindo bem pedia um atestado para ficar em casa. Depois de quatro meses ela procurou um médico e foi diagnosticada com depressão, o médico receitou um antidepressivo e falou para retornar ao trabalho porque as atividades laborais ajudam no tratamento da depressão.
Elaborado pelo professor, 2021.
Com relação a este quadro de sintomas e possível diagnóstico, avalie as afirmações a seguir.
I. Estes sintomas aumentavam quando gisele tinha que trabalhar e são parecidos com o estresse, mas ela foi subdiagnosticada, porque é um estresse ocupacional, que poderia estar indicando que esses sintomas iniciais estão associados ao primeiro estágio da Sindrome de Burnout.
II. O melhor tratamento para o estresse ocupacional são antidepressivos, atividades físicas de lazer e observar, caso os sintomas se agravem, Gisele precisa ser afastada do trabalho.
III. Esses sintomas são da depressão e o fato de ocorrer só no trabalho não significa que estão relacionados ao estresse ocupacional, os sintomas da depressão podem ter início em qualquer lugar: no trabalho ou em casa.
IV. O diagnóstico está correto, a única coisa que está faltando é a terapia com um(a) psicólogo(a), para que possa melhorar a vontade de trabalhar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
lorraineludmila:
I e II
Respostas
respondido por:
8
As alternativas III e IV estão incorretas pelo fato do diagnóstico ter que analisar as questões ao redor de Gisele, neste caso, o apoio psiquiátrico aliado da terapia psicológica são cruciais para avaliar que a profissional entenda a causa do stress etc.
A noção do estresse no ambiente de trabalho, tende a prejudicar a rotina do indivíduo, já que de alguma forma ambas estão ligadas, pois elas lidam diretamente com a carga horária.
A exploração do trabalhador não é vista apenas em sua carga horária, mas na organização do trabalho, principalmente quando pensamos nas mudanças das reformas trabalhistas, que lida diretamente com o tempo de contribuição e outros benefícios.
respondido por:
5
Resposta:
I e II apenas
Explicação:
página 126
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás