Respostas
o fato de eclipses lunares apresentarem sempre o formato de um arco circular e serem causados pela sombra da Terra na Lua é um indicativo de que a Terra é esférica. Além disso, os gregos já haviam notado que nos céus havia mais de um tipo de objeto.
Resposta:
1-Quando um barco desaparece no horizonte ele não vai ficando menor e menor até não conseguimos vê-lo. Na realidade, o que ocorre é que partes da estrutura vão sumindo antes das outras: primeiro o casco da embarcação e só no fim a ponta da vela. Isso ocorre justamente porque a Terra é redonda.
2-As estrelas, quando vistas do Hemisfério Sul, giram no sentido horário, mas quando vistas do Hemisfério Norte giram no sentido anti-horário. Se a Terra fosse um disco, elas girariam todas para o mesmo sentido quando vistas de qualquer ponto do disco.
3-Os navios colocam um vigia sobre o mastro mais alto para que, de lá, ele observe a terra e outras embarcações à distância. Se a Terra fosse plana, não haveria necessidade de subir no mastro, olhar do convés permitira enxergar a mesma coisa.
4-Os ciclones (furacões, tufões, etc) giram no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e no sentido horário no Hemisfério Sul. Se a Terra fosse um disco, todos os ciclones girariam para o mesmo lado, ou, ao menos, não teriam um comportamento relacionado à posição geográfica.
5-O eclipse lunar, que é a sombra que a Terra projeta sobre a Lua, mostra sempre uma silhueta circular. Apenas uma esfera consegue projetar sombras circulares em todas as direções.
Explicação:
Não se convenceu?
As centenas de fotos e vídeos feitos do espaço, seja das missões para a Lua, da Estação Espacial Internacional ou dos satélites em órbita da Terra, mostram que ela de fato é redonda.
marcar como melhor resposta