• Matéria: História
  • Autor: alinefonsecasantos6
  • Perguntado 3 anos atrás

explique como a situação da Itália e da Alemanha após o fim da primeira guerra mundial está associada a infecção dos regimes totalitários nesses países?​

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

    A situação da Itália e principalmente da Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial está diretamente associada aos regimes totalitários do nazifacismo porque estes mesmos são regimes que se alimentam de crises como crises políticas, econômicas, e precisam de um inimigo para culpabilizar pela situação do país. E era exatamente assim que se encontravam os dois países após o término da Grande Guerra.

Após o término da Primeira Guerra Mundial, foi assinado no dia 28 de Junho de 1919 o Tratado de Versalhes.  Esse tratado teve como objetivo culpabilizar a Alemanha pela mortes e destruição que esse conflito havia gerado.  Um conjunto de punições foi elaborado contra a Alemanha, dentro das principais estão:

  • A perda de territórios conquistados e de suas colônias na África.

  • A devolução de Alsácia-Lorena para a França. Ainda perdeu um sétimo de seu território e a França recebeu concessão para explorar as minas de carvão da região germânica do Sarre.

  • Os dois impérios, Alemão e o Austríaco foram transformados em repúblicas e ficaram proibidos de se unir.

  • Foram confiscados partes de suas aviações e de seu contingente militar, tendo que pagar uma grande indenização aos países vencedores. Sendo proibidos de produzir armamento bélico pesado como artilharias, tanques de guerra, blindados, etc.  

  • Alemanha teve de reduzir o seu exército a 100 mil soldados, e 15 mil marinheiros.

A Itália expressou profundo desacordo com as determinações do Tratado de Versalhes, chegando a retirar-se de forma provisória.

No caso da Itália, mesmo tendo pertencido ao grupo de países vencedores, o país se encontrava em uma situação de retratação econômica e humilhação nacional pelo fracasso de sua campanha expansionista, que não conquistou os territórios esperados, ao mesmo tempo em que a morte de seus soldados, as perdas civis e os prejuízos econômicos agravavam o cenário. Os líderes italianos exigiam uma indenização maior por parte do Tratado de Versalhes, porém foi negado.

Assim, os líderes nazifascistas Hitler e Mussolini se aproveitaram da conjuntura de caos e do sentimento de ódio, humilhação e revanchismo que estava vigente na população de seus respectivos países causados pelos interesses imperialistas dos países responsáveis pelo Tratado de Versalhes, para se projetarem no meio político com ideais nacionalistas, racistas, totalitaristas e expansionistas, prometendo um futuro melhor para suas nações afundadas em crise.  

Para mais sobre esse conteúdo: https://brainly.com.br/tarefa/5960500

Anexos:
Perguntas similares