Pesquise algumas atividades ou empresas que já foram denunciadas por violações aos direitos humanos por causa de relações de trabalhos ilegais. .
Respostas
Resposta:
Algumas das maiores marcas de roupa no Brasil já foram flagradas ao explorar o trabalho escravo contemporâneo em pequenas oficinas terceirizadas, a maioria com funcionários imigrantes. Além de cobrir os flagrantes, a Repórter Brasil criou o aplicativo Moda Livre, que monitora como as principais empresas do setor atuam para evitar (ou não) o crime na sua rede de fornecedores. Saiba como 119 marcas atuam no combate à escravidão.
Auditores fiscais do trabalho flagraram, em setembro de 2017, imigrantes bolivianos que recebiam uma média de R$ 5 por peça que eram vendidas por até R$ 698 nas lojas da Animale. A marca, que define “luxo e sofisticação” como suas “palavras de ordem”, tem mais de 80 estabelecimentos no país, muitos em shoppings de alto padrão. Os costureiros subcontratados trabalhavam mais de doze horas por dia no mesmo local onde dormiam, dividindo o espaço com baratas e instalações elétricas que ofereciam risco de incêndio.
Explicação: