São muitas as variações, entretanto, encontradas entre as duas mecânicas de poder em questão. Ao passo que o poder disciplinar se faz sentir nos corpos dos indivíduos, o biopoder aplica-se em suas vidas. Enquanto a disciplina promove a individualização dos homens, o biopoder acarreta uma massificação, tendo em vista que ele se dirige não aos indivíduos isolados, mas à população. Daí que os efeitos do biopoder se fazem sentir sempre em processos de conjuntos, coletivos, globais... processos esses que fazem parte da vida, da vida de uma população: os nascimentos, as doenças e as mortes constituem exemplos desses processos. E o biopoder trata exatamente do conjunto desses processos de natalidade, longevidade e mortalidade, seja comparando a proporção dos nascimentos e dos óbitos, seja verificando a taxa de fecundidade de uma população.
PROGREBINSCHI, Thamy. Foucault, para além do poder disciplinar e do biopoder. In: Lua nova. Revista de cultura e política. n. 63, p. 195-196, 2004.
Na obra de Michel Foucault, o biopoder diz respeito ao poder de
A
controlar indivíduos pela internalização de normas.
B
exercer controle sobre populações por meio de saberes científicos.
C
manipular a vida de acordo com padrões negacionistas quanto à ciência.
D
normatizar padrões de beleza por meio da publicidade.
E
submeter os novos trabalhadores às classes dominantes.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
Porque o Biopoder exerce sua dominancia visando a utilização de conhecimentos científicos para legitimar suas ações.
Resposta:
B
Explicação:
O presente artigo busca analisar o conceito de biopoder, tal como elaborado por Michel Foucault, entre os anos de 1974 e 1979. O biopoder é definido como assumindo duas formas: consiste, por um lado, em uma anátomo-política do corpo e, por outro, em uma biopolítica da população. A anátomo-política refere-se aos dispositivos disciplinares encarregados do extrair do corpo humano sua força produtiva, mediante o controle do tempo e do espaço, no interior de instituições, como a escola, o hospital, a fábrica e a prisão. Por sua vez, a biopolítica da população volta-se à regulação das massas, utilizando-se de saberes e práticas que permitam gerir taxas de natalidade, fluxos de migração, epidemias, aumento da longevidade. Ademais, busca-se relacionar as análises de Foucault sobre a política da vida à problemática do liberalismo, evidenciando a extrapolação da lógica econômica para relações sociais. Ao final do artigo, os autores discutem os desenvolvimentos contemporâneos das tecnologias da vida e procuram mostram como o conceito de biopoder auxilia na compreensão das formas atuais de governo das condutas.
Creio que a alternativa "b" seja a resposta!