As dimensões de aprendizagem do “aprender a ser; aprender a conviver; aprender a participar e; aprender a habitar o mundo” contribuem para a formação integral dos estudantes em seu conhecimento e experiência nos temas da Educação Cidadã. Analise a breve descrição de cada uma das quatro dimensões do Programa UPT e marque a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
C - OS ITENS I, II, III E IV ESTÃO CORRETOS
• APRENDER A SER
Equivale ao aprendizado capaz de construir uma ética pessoal, a qual inclui a formação de um pensamento autônomo e crítico que torne o indivíduo apto a estabelecer os próprios critérios de conduta. Dessa forma se almeja incentivar no estudante o desenvolvimento da autonomia, a fim de capacitá-lo para assumir responsabilidades por seus atos e para compreender as diversas formas de deveres em relação a si próprio e à coletividade.
• APRENDER A CONVIVER
Equivale ao aprendizado formativo apto a contribuir para que o indivíduo estabeleça vínculos pessoais baseados na compreensão do outro, por meio do incremento de uma ética relacional com vistas a melhorar as relações e a desenvolver a alteridade. Pressupõe, também, o estímulo à capacidade do estudante em valorizar ações conjuntas e se comprometer a colaborar em projetos comuns.
• APRENDER A PARTICIPAR
Equivale ao aprendizado da ética coletiva que transforme o indivíduo em cidadão ativo e participativo. Consiste em incentivar o estudante a fazer parte de uma coletividade, respeitando normas e hábitos públicos e tendo a capacidade de exigir os direitos, bem como de cumprir os deveres. Ainda, incentiva a participação em processos públicos de tomada de decisão e de realização de projetos sociais coletivos.
• APRENDER A HABITAR O MUNDO
Equivale ao aprendizado reflexivo sobre a responsabilidade pelo planeta e pela humanidade por meio do desenvolvimento da ética social. Essa ética pressupõe uma responsabilidade comum para com as consequências dos atos humanos em relação à natureza, aos indivíduos e ao bem comum. Incentiva o estudante a tornar-se consciente de sua condição de habitante do planeta e de ator importante para a preservação da vida.