• Matéria: Matemática
  • Autor: sergiosabino2005
  • Perguntado 3 anos atrás

Resolva, em R, as inequações-produto. (- x + 4)(- x ^ 2 - 4x - 5) * (x + 3) > 0

Respostas

respondido por: atillaamorim1999
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Vamos lá.

Se precisa ser > 0, logo nenhum deles pode ser 0, ok? Senão, não entraria na condição. Então vamos tentar achar a raiz de todas as expressões (o 0 da função) a fim de evitar usá-las pra zerar a inequação (porque não queremos isso kk). E aí, faremos o intervalo de valores que vamos poder jogar no lugar x das três expressões, que vá me gerar um valor maior que 0. Essa seria a forma de pensar no exercício.

1) -x + 4 = 0

x = 4 (1º raiz)

Jogando no gráfico, queremos que seja um resultado > 0, ou seja, positivo. A equação é decrescente pois o seu coeficiente angular é negativo (-x = -1x). Logo, esses resultados para serem > 0, eu deveria jogar valores menor que 4 (só testar).

S = {xER | x < 4}

2) x + 3 = 0

x = -3 (2º raiz)

Gráfico crescente e raiz -3. Então os valores que eu jogo pra x para que seja um resultado > 0, são maiores que -3.

S = {xER | x > -3}

3) -x² - 4x - 5 = 0

S = 4

P = -5

(Você pode fazer bháskara sem problemas, mas procurei agilizar por Soma e Produto).

Logo eu tenho raízes x' = 5 e x" = -1 (3º e 4º raiz)

A parábola é com a concavidade para baixo (coeficiente angular negativo), sendo os dois pontos que tocam o eixo X, as raízes que me geram o valor 0. Os valores positivos estão acima do eixo X, logo, entre as raízes.

S = {xER | -1 < x < 5}

Jogo de Sinais: Agora você vai traçar todos os intervalos e a intersecção deles e uma última reta e fazer o jogo de sinais pra ver quais resultados darão o ultimato do ">0".

I ) ...------------------------------------ 4 ---------------------...

    + + + + + + + + + + + + + + + o - - - - - - - - - - - -

II) ...--------- -3 -------------------------------------------------...

      - - - - -  o  + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

III) ...----------------  -1 ---------------------------- 5 --------...

     - - - -  - - - - - - o + + + + + + + + + + + o - - - - -

IV) ...------- - 3----  -1 ----------------- 4 -------- 5 --------...

Nesta última aqui você vai fazer o jogo de sinais tipo:

Antes do -3 temos:

I) +

II) -

III) -

A multiplicação entra elas entrará no IV), sendo +.

Finalmente, teremos:

IV) ...------- - 3----  -1 ----------------- 4 -------- 5 --------...

     + + + + + o - - - o + + + + + + + o - - - - - o + + + +

O exercício pede para que a multiplicação entre as expressões dê um resultado > 0 (positivo).

Logo:

S = {xER | x < -3 ou -1 < x < 4 ou x > 5}

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