10) Observe o desenho e responda. a) Em quantas partes o inteiro foi dividido? b) Quantas partes foram pintadas? c) Qual a fração que corresponde a parte da pizza que ainda não foi comida? d) Qual a fração que corresponde a parte consumida? e) Como se chama a quantidade de partes que o inteiro foi dividido?
Respostas
Resposta:
Maria comprou uma pizza e dividiu em 4 fatias iguais. Como não estava com muita fome, ela comeu apenas uma fatia. Que fração da pizza Maria conheceu?
Vemos no texto acima que das 4 fatias de pizza que Maria tinha, ela comeu apenas uma, ou seja, 1 de 4. Isso pode ser escrito como uma fração:

Os termos de uma fração são:
Numerador: vem do latim numeratus e significa “contar”.
Denominador: sua origem é do latim denominatus e significa “dar nome”.
No nosso exemplo, o número 1 representa o numerador da fração e indica quantas partes foram tomadas. Já o número 4, representa o denominador da fração e indica em quantas partes o todo foi dividida.
Por ter dividido a pizza em 4 partes iguais, então uma pizza inteira corresponde à fração .
, ou seja, um inteiro.
Regras para leitura das frações
O denominador de uma fração deve ser diferente de zero e é ele que dá nome a fração. Portanto, repetimos o numerador e mudamos a forma de pronunciar o denominador.
Quando o denominador está entre os números 2 e 9, lemos da seguinte forma: 2 (meio), 3 (terço), 4 (quarto), 5 (quinto), 6 (sexto), 7 (sétimo), 8 (oitavo) e 9 (nono).
Já as frações decimais, ou seja, com denominador 10, 100, 1000…, utilizamos a nomenclatura: 10 (décimos), 100 (centésimos), 1000 (milésimos), e assim por diante.
Para os demais números, ou seja, os que estão após o 9 e não são decimais, utilizamos a palavra avos após o denominador.
Veja a seguir exemplos de frações, seus termos e como devem ser lidas
Explicação passo-a-passo:
espero ter ajudado TwT