• Matéria: História
  • Autor: rayssarosa55
  • Perguntado 3 anos atrás

a)Segundo o texto, qual a primeira obrigação de um africano? *
b) O que é uma família para os africanos? *
c) O que autor do texto quis dizer com a frase: “Na África não se separa a pessoa de seu grupo.”? Interprete. *


SuriAkatsuki: onde tá o texto?

Respostas

respondido por: alemaocareta
4

Resposta:Em boa parte das sociedades africanas a família, resumidamente, é definida como uma unidade grupal na qual se desenvolvem três tipos de relações: aliança (casal), filiação (pais/ filhos) e consanguinidade (irmãos).

Explicação:Os espaços, que expressam "essa forma

social negro-brasileira", foram e continuam sendo

fundamentalmente os terreiros, as roças, as casas

de tradição, que passam a ser então, como arma

Sodré (1988) "uma África qualitativa que se faz

presente, condensada, reterritorializada" em

espaços construídos em diferentes localidades,

inicialmente, durante a vigência da escravidão, mais

afastados das áreas urbanas e depois em todo local

onde fosse possível, tomando as cidades, vilas,

bairros, sítios. Fala-se em "África qualitativa" para

expressar a dimensão tanto territorial quanto

cultural desses terreiros pois, "pouco importa (...) a

pequenez (quantitativa) do espaço topográco do

terreiro, pois ali se organiza, por intensidades, a

simbologia de um Cosmos" (1988:55). E por

reproduzir por diferentes formas uma mesma

Cosmovisão, o espaço/terreiro é também

metafórico e sintético na medida que nele se

"realizou um fenômeno de condensação do rito",

sínteses, recriações, adaptações de um universo

fragmentado pela repressão profunda e pelas

divisões operadas pelo escravismo, separando

pessoas de uma mesma etnia, comunidade e até de

uma mesma família.

Até a presente data, políticas de proteção e

salvaguarda do patrimônio, o conjunto material e

imaterial da cultura de origem africana preservado e

recriado nos terreiros é identicado como

"patrimônio material e imaterial" à "memória

coletiva" de um grupo, de um povo.

Os terreiros se constituem espaços de

busca do sentido de pertencimento. Nesse

sentido, embora tenham recebido diferentes

denominações a depender da região do país,

prevaleceu em todos esses territórios tradicionais

de matriz africana, "um conjunto organizado de

representações litúrgicas" que tornam esses

espaços/terreiros "territórios político/mítico",

lug a res de resistênc i a , tr ansmiss ão de

conhecimentos e preservação de identidades. Os

espaços/terreiros se tornaram ao longo das

décadas lugares privilegiados de manutenção,

construção e reconstrução tanto da tradição quanto

de sua identidade religiosa, considerando que, no

caso dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, o

vínculo entre essas duas esferas é intrínseco e

indissolúvel.


luismiguelgame01: Tá porr
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