Uma das etapas importantes do processo de compra dentro do setor público é a escolha da fonte de fornecimento e por fim, qual será o fornecedor adequado para o serviço ou material demandado. Assim, a existência de critérios para a seleção do fornecedor é fator importante para a administração pública. Elaborado pelo professor, 2021. Sobre os critérios que influenciam a seleção de um fornecedor, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: A confiabilidade diz respeito a capacidade de auxiliar na melhoria dos produtos. Alternativa 2: O serviço pós-venda não é um elemento importante para a seleção do fornecedor. Alternativa 3: O fornecedor deve ter capacidade de produção ideal para lidar com as demandas do setor público. Alternativa 4: O fornecedor não precisa ter a habilidade técnica para fornecer ou produzir o item ou serviço necessário. Alternativa 5: O critério mais relevante é o preço, mesmo que o fornecedor não tenha habilidade técnica ou confiabilidade.
Respostas
Sobre os critérios que influenciam a seleção de um fornecedor, a alternativa correta é a 3: O fornecedor deve ter capacidade de produção ideal para lidar com as demandas do setor público.
A escolha do fornecedor é uma etapa imprescindível para o processo de compra no setor público. Em que existem critérios próprios para tal escolho, considerando o conceito de administração pública.
Um dos critérios que podem influenciar na seleção de um fornecedor é a capacidade de produção do mesmo, que deve atender as demandas solicitadas. Ou seja, deve produzir a quantidade necessário, o que envolve controle de qualidade e de estoque.
Bons estudos!
Resposta:
O fornecedor deve ter capacidade de produção ideal para lidar com as demandas do setor público.
Explicação:
Habilidade técnica: O fornecedor precisa ter a habilidade técnica para produzir ou fornecer o produto desejado, ter um programa de desenvolvimento e melhoria para o produto, a capacidade de auxiliar na melhoria dos produtos entre outras. Esses aspectos são importantes, pois, muitas vezes, o comprador depende do fornecedor no sentido de que ele forneça as melhorias no produto que poderão aumentar ou reduzir o custo dos produtos comprados.
Capacidade de produção: Deve ser capaz de produzir ao máximo e errar o mínimo. O fornecedor deve ter um bom programa de controle de qualidade, pessoal de produção competente e capaz, e bons sistemas de planejamento e controle de produção, para garantir uma entrega pontual.
Confiabilidade: Nenhuma empresa, ou repartição, vai selecionar um fornecedor no qual não confia. Se a relação deve continuar, deve haver uma atmosfera de confiança mútua e a garantia de que o fornecedor tenha solidez financeira para permanecer no negócio.
Serviço pós-vendas: Alguns produtos precisam de peças de reposição ou
apoio técnico, por isso a necessidade do bom atendimento também após o fornecimento do produto.
Localização do fornecedor: Muitas vezes fornecedor perto significa diminuir custos de transporte e tempo de entrega.
Preço: O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos.
No ambiente moderno de negócios, o tipo de relação entre fornecedor e comprador é crucial para ambos. Idealmente, a relação será baseada numa dependência mútua e duradoura. O fornecedor pode confiar em negócios futuros, e o comprador terá garantia de fornecimento de produtos de qualidade, e apoio técnico. A comunicação entre comprador e fornecedor deve ser aberta e plena, de modo que ambas as partes entendam o problema uma da outra, e possam trabalhar juntas na solução de problemas que beneficiará ambas. Assim, a seleção do fornecedor e a relação com ele estabelecida são de fundamental importância.