1. As religiões afro-brasileiras mantêm a tradição de transmitir a religiosidade através da oralidade, diferindo de outras religiões de tradição escrita, nas quais a constituição da estrutura religiosa é fortemente baseada em um livro sagrado. Sobre essa cultura religiosa, assinale a afirmação verdadeira: * 0 pontos a) O candomblé surge como uma religião inicial, de tradição oral, trazida pelos negros durante a época da escravidão, que se expandiu a partir do nordeste para todo o país e sobrevive até hoje. b) A umbanda não teve influência na cultura afro, tendo surgido no Brasil no século XX, como tradição oral, sem relação com as influências culturais que já existiam em nosso país.
Respostas
Resposta:
a ) O candomblé insere-se nestas práticas trazidas da África e mantidas vivas até hoje, chegando inclusive à preservação e tombamento de espaços de culto, como a Casa Branca do Engenho Velho, na cidade de Salvador, tombado em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), preservando sua importância cultural para o país.
b ) No início do século 20, algumas décadas depois da abolição da escravatura no Brasil, originou-se na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, um culto afro-brasileiro muito importante: a umbanda. Ela incorpora práticas do candomblé, do catolicismo e do espiritismo. É um culto mais brasileiro, mais simples e mais popular, até porque seu idioma é o português e não as línguas ou dialetos africanos. Mas a umbanda também sofreu perseguições. Muitos terreiros foram invadidos pela polícia e os rituais foram proibidos.