• Matéria: Biologia
  • Autor: danielebarroso03
  • Perguntado 3 anos atrás

Texto 1 
Com 98% das reservas, Brasil não tem política específica para o mineral.  Um metal raro no mundo, mas abundante no Brasil, considerado fundamental para a indústria de alta tecnologia e cuja demanda tem aumentado nos últimos anos, tem sido objeto de controvérsia e de uma série de suspeitas e informações desencontradas que se multiplicam na internet, alimentando teorias conspiratórias e mitos sobre a dimensão da sua importância para a economia mundial e do seu potencial para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Trata-se do nióbio, elemento químico usado como liga na produção de aços especiais e um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas. Quando adicionado na proporção de gramas por tonelada de aço, confere maior tenacidade e leveza. O nióbio é atualmente empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, em tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, além de outras inúmeras aplicações como lentes óticas, lâmpadas de alta intensidade, bens eletrônicos e até piercings.


​Texto 2
Apenas duas empresas respondem pela produção nacional do minério, do concentrado e dos produtos finais de nióbio: a Cia Brasileira de Mineração e Metalurgia (CBMM) em Araxá, Minas Gerais, e a Mineração Catalão de Goiás Ltda., em Goiás. A jazida de Araxá constitui a maior reserva mundial de nióbio. É explorada pela CBMM, com capital distribuído entre o grupo Metropolitano de Comércio e Participação - Moreira Sales, e Molybdenum Corporation - Molycorp. A CBMM teve uma participação de 84,95% do total da produção nacional de Nb2O5 contido no concentrado. Os restantes 15,05% são provenientes da Mineração Catalão de Goiás, empresa com participação acionária dos grupos Anglo American e Bozzano Simonsen, localizada no município de Ouvidor, no Estado de Goiás.


Considerando as informações dos textos acima, entende-se que a comercialização de nióbio que sai de Araxá-MG, constitui mais de 80% de todo o nióbio comercializado no planeta. Em tratando-se de estrutura mercadológica, é possível afirmar que o mercado de nióbio extraído do Brasil é:

A) Cartel
B) dumping
C) monopolista
D) monopsônista
E) concorrência perfeita

Respostas

respondido por: costaornaghi
6

Resposta:

COLOQUEI A 3 MONOPOLISTA, POR SE TRATAR DE UMA EMPRESA QUE COMERCIALIZA 80 POR CENTO DE TODO O PLANETA

Explicação:

Perguntas similares