• Matéria: ENEM
  • Autor: klicpoc
  • Perguntado 3 anos atrás

Redação com o tema:

DILEMA DA ESCOLHA PROFISSIONAL DO JOVEM NA CONTEMPORANEIDADE

Respostas

respondido por: Anônimo
6

Resposta: o momento de escolher uma profissão é, muitas vezes, repleto de angústia e incertezas para jovens. A ausência de orientação vocacional e a desigualdade socioeconômica entre estudantes interferem diretamente nesse cenário no Brasil. A pandemia de Covid-19 trouxe dificuldades ainda mais preocupantes, com a crise de desemprego e as perspectivas econômicas desanimadoras. Por isso mesmo, especialistas avaliam como fundamentais a existência de uma rede de apoio familiar e a promoção políticas públicas que ajudem o jovem a se planejar para o futuro pensando em suas aptidões e necessidades.

Explicação: Números sobre jovens, escolha profissional e mercado de trabalho

9% dos estudantes do ensino médio no Brasil estão matriculados em programas vocacionais. Em países como França, Portugal e China a média é de 41% — relatório Education at a Glance (2018), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

39% dos empregos almejados por jovens de 15 anos no mundo correm risco de serem automatizados dentro de 10 a 15 anos. — relatório “Emprego dos Sonhos” (2020), da OCDE, com dados de 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

59% dos estudantes do nível superior desistiram dos cursos entre 2010 e 2019 no Brasil — Censo da Educação Superior 2019, do Ministério da Educação (MEC).

66,70% dos jovens de 15 a 28 anos afirmam que os pais deram liberdade para fazer a escolha profissional — Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 2019.

4 a cada 10 jovens no Brasil estão buscando trabalho pela primeira vez durante a pandemia de Covid-19 — Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, 2021.

5% dos jovens brasileiros não estava buscando trabalho na pandemia por não saber em que área pretende trabalhar — Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, 2021.

5 em cada 10 formados entre 2019 e 2020 estão desempregados e quase 30% deles desempregados há mais de um ano — Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).

Aspectos que dificultam escolha profissional do jovem

Emocional: jovens se deparam com sentimentos múltiplos na hora de pensar em qual carreira seguir. As dúvidas são muitas: Onde eu me encaixo? O que eu gosto de fazer? Quais são minhas habilidades? Falta de preparo e de motivação, indecisão e expectativas irracionais também são fatores dificultantes, além da falta de informação sobre profissões e mercado. Existe ainda a expectativa e/ou pressão da família e os anseios sobre o retorno econômico da carreira escolhida.

Social: a discussão sobre escolha profissional não costuma ser prioridade para jovens de condições socioeconômicas mais vulneráveis, que muitas vezes acabam tendo de trabalhar desde cedo para ajudar em casa, são limitados aos empregos informais ou terminam sendo pais na adolescência.

espero que ajude


klicpoc: muito obrigado!!
Anônimo: de nada si tiver duvidas é so me falar
respondido por: larissamagrani
0

Profissão surgiu da palavra “professio, onis”, no Latim, que significa ensinar, professar, orientar. Assim, a profissão tem o sentido de emprego, ofício, que proporciona aos homens e mulheres meio para a manutenção da sua subsistência.

A questão da profissão na contemporaneidade

Enquanto profissão refere-se a emprego e reconhecimento social, trabalho diz respeito à ação, à força com que algo é produzido. Com isso, a profissão demanda conhecimento, sabedoria e declaração de que tal pessoa é capacitada para tal atividade e trabalho não é algo formal e, para ser exercido, não depende de conhecimentos acadêmicos.

Portanto, a profissão não é um mero trabalho. Ela pressupõe conhecimentos prévios a serem aplicados na realidade e demanda habilidades e capacidades por parte da equipe colaborativa.

Saiba mais sobre profissão em: brainly.com.br/tarefa/34914945

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares