• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: anealice462
  • Perguntado 3 anos atrás

de que forma a intolerância religiosa ocorreu no império romano?​

Respostas

respondido por: SophiePierre
0

Resposta: Não se sabe até hoje com certeza por que os romanos, tradicionalmente tolerantes com as divindades e as práticas religiosas dos povos conquistados, acabaram desenvolvendo um preconceito tão forte e um ódio tão profundo em relação aos cristãos, chegando a considerá-los a causa de todas as desgraças que se abateram sobre o Império e, por isso, perseguindo-os até a morte.

A história das perseguições e do confronto entre a religião cristã e o paganismo no Império Romano começa com a morte de Jesus, por volta do ano 33, e vai até o Édito de Milão, do Imperador Constantino, em 313, que legitimou o Cristianismo.

“O que se pensa hoje é que foram três séculos de opressão implacável e perseguição sistemática e ininterrupta dos cristãos por parte dos romanos, mas cada imperador atuou de forma própria com os cristãos. Alguns foram mais cruéis, outros mais tolerantes. Todos, porém, orientaram suas escolhas de forma a obter a maior vantagem política possível, quase nunca foram motivados por razões religiosas”.

Perguntas similares