1. Uma molécula de DNA é formada por duas longas cadeias de polinucleotideos, composta por quatro tipos de subunidades nudeotidicas. II . O DNA é um polimero, cujo monômero é formado por uma pentose (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada III. Na molécula de DNA podem ser encontradas cinco bases nitrogenadas distintas: Adenina, Citosina, Guanina, Timina e Uracila. IV. Na molécula de DNA existem duas cadeias de nucleotídeos, antiparalelas entre si e ligadas através de ligações de pontes de hidrogênio, que se estabelecem entre os nucleotídeos,
Das proposições acima, estão corretas.
A- I, I, II e IV.
B- I, II e IV, apenas.
C- I, III e IV, apenas
D-. I, II e III, apenas.
E- I, III e IV, apenas
Respostas
Dentre as informações sobre a molécula de DNA, podemos afirmar que somente as alternativas I, II e IV estão corretas. Desse modo, a resposta certa é a letra B.
I - Correta. O DNA é uma molécula de dupla fita, em que cada uma de suas cadeias é considerado um polinucleotídeo, já que são formadas por estruturas menores que são as subunidades nucleotidicas (Fofasto + desoxirribose + base nitrogenada).
II - Correta. Como foi falado anteriormente, podemos considerar o DNA também um polímero já que ele é formado por dois cadeias com subunidades que se repetem.
III - Incorreta. Na verdade, no DNA, só podemos encontrar 4 bases nitrogenas, sendo elas Adenina, Citosina, Timina e Guanina. A base Uracila é encontrada somente no RNA.
IV - Correta. Dizemos que as fitas do DNA são antiparalelas pois, embora sejam paralelas, elas se encontram em orientação oposta. Além disso, o que permite a disposição em hélice dessas duas fitas são as ligações existentes entre os nucleotídeos das cadeias.