2) O termo injusto se aplica tanto às pessoas que infringem a lei quanto às pessoas ambiciosas (no sentido de quererem mais do que aquilo a que têm direito) e iníquas, de tal forma que as cumpridoras da lei e as pessoas corretas serão justas. O justo, então, é aquilo conforme à lei e o injusto é o ilegal e iníquo.
Segundo Aristóteles, pode-se reconhecer uma ação justa quando ela observa o
A. Interesse para a classe social do agente da ação.
B. Fundamento na categoria de progresso histórico.
C. Princípio de dar a cada um o que lhe é devido.
D. Compromisso com os movimentos desvinculados da legalidade.
E. Benefício para o maior número possível de indivíduos.
3) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como
A. Mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
B. Meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
C. Parâmetros para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
D. Aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.
E. Instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
Respostas
respondido por:
1
Respostas:
2) C. Princípio de dar a cada um o que lhe é devido.
3) E. Instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás