a origem do le parkour está intimamente ligada com a história da ginástica durante o período pós revolução industrial houve um grande avanço no conhecimento científico sobre o corpo e alguns países do continente europeu desenvolverem sistemas de ginásticas pra atender a alguns objetivos específicos. levando em consideração as imagens abaixo explique quais eram os objetivos dos sistemas de ginásticas e o que motivou a criação dessas ginásticas.
Respostas
Resposta:
De caráter extremamente nacionalista, a ginástica alemã foi sistematizada por Friedrich Ludwig Jahn e surgiu com o objetivo de preparar os corpos para a defesa da pátria, uma vez que esse país ainda não havia conquistado sua unidade territorial e vivia sob constante ameaça de guerras. Para criar um forte espírito nacionalista e atingir a unidade através de homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis, seus idealizadores apoiaram-se nas ciências biológicas, para desenvolver seus métodos. Influenciou diretamente a ginástica artística e indiretamente a ginástica rítmica.
Idealizada por Pehr Henrick Ling, a ginástica sueca surgiu com viés médico e a finalidade de extirpar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo. Com a missão de regenerar a população, possuía um caráter não acentuadamente militar, mas sim pedagógico e social. Deveria gerar indivíduos fortes que pudessem ser úteis à pátria, como soldados ou trabalhadores civis. Abordava os conceitos da ginástica fisioterápica e serviu de inspiração para a ginástica geral.
A ginástica francesa foi desenvolvida por Francisco Amorós y Ondeano e baseou-se nas ideias dos alemães Jahn e Guts Muths, apresentando além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social. Objetivava formar o homem “completo e universal”, sem desvincular-se do utilitarismo, tão abordado pela ginástica científica, buscando o desenvolvimento da força física, da destreza, agilidade e resistência. Auxiliou no desenvolvimento da educação física escolar.
Surgindo de uma necessidade do Estado, o movimento ginástico europeu reformulou a sociedade europeia, difundindo preceitos higienistas, nacionalistas, pedagógicos e morais por meio da prática da ginástica. Os métodos resultantes desse processo compartilhavam características básicas, mas buscavam ser específicos aos interesses de cada nação, chegando a discordarem em alguns aspectos.
Essa relação ocorreu de forma bastante dinâmica e trouxe uma rica diversidade de práticas e conceitos, o que resultou não apenas na estruturação e sistematização da ginástica no século XIX, mas também na origem da ginástica atual. Dessa forma, buscou-se caracterizar e relacionar tais métodos, a fim de compreender a gênese da ginástica como a conhecemos hoje.
Explicação: