Cite três características do estado de bem-estar social?
Respostas
garantia dos direitos dos cidadãos à educação, saúde e segurança.
Resposta:Principais características do Estado de bem-estar social
A característica mais marcante desse modelo político e econômico é a garantia dos direitos dos cidadãos à educação, saúde e segurança. Mas ao longo do tempo, essas ideias foram sendo sistematizadas e conceituadas. O Keynesianismo, por exemplo, propõe uma organização político-econômica que se opõe a visão de livre-mercado e é a favor da intervenção do Estado na economia. Esse sistema foi adotado pelo presidente americano Franklin Delano Roosevelt durante a década de 1930. Um ano antes, os Estados Unidos passavam por um colapso na economia que ficou conhecido como a Grande Depressão. Roosevelt criou um programa denominado de New Deal com o objetivo de recuperar a economia, entre as ações estava o aumento de salário e fixação nos preços dos produtos. Atualmente, a intervenção do governo na economia e na política nos países de Estado de Bem-estar Social pode ser vista através da estatização de empresas, regulação no modo de gerar emprego e renda, criação de serviços públicos de qualidade, proibição do trabalho infantil, seguro-desemprego, jornada de trabalho de no máximo 8 horas.Uma concepção política, social e econômica
O debate a respeito do Estado de bem-estar social ainda continua sendo uma das grandes discussões nos campos da política e da economia, principalmente porque existem cada vez mais defensores do modelo de Estado liberal.
Quando falamos em Estado de bem-estar social e Estado liberal nos referimos a atuação dos governos nacionais, mais especificamente, sobre a interferência do governo na sociedade. No primeiro, o Estado tem uma grande área de atuação, controlando, principalmente, a esfera econômica. No segundo, como o próprio nome diz, o Estado exerce menor atuação garantindo maior liberdade.
Essa ideia defende a intervenção de governos e órgãos externos
Ao longo do tempo, muitos teóricos, filósofos, antropólogos e sociólogos criaram diferentes teses com o objetivo de promover um modelo ideal de estado. Cada um com papéis, deveres e direitos diferentes, entre eles, os citados acima foram os que mais se destacaram. Atualmente, o modelo vigente é o do neoliberalismo, no qual o Estado ainda se responsabiliza por garantir que todos os cidadãos tenham acesso a direitos básicos, como: saúde, educação e segurança, mas exerce um controle parcial.