Na antiguidade grega, os conhecimentos científicos quase não existiam e os sábios, que ao mesmo tempo eram filósofos, viam andar de mãos dadas a filosofia e a ciência, sendo uma extensão da outra. A partir das informações apresentadas no texto "A noção de campo científico", é possível inferir que:.
Respostas
Resposta:
Resposta: 3
II. No século XVII, o filósofo francês Rene Descartes apresenta o Discurso do Método, tratado que representou um divisor de águas para a ciência.
IV. A atitude crítica, introduzida pela dúvida e que propõe reflexões sobre o conhecimento humano, está associada à contribuição cartesiana.
Explicação:
No Discurso sobre o Método, tratado matemático e filosófico escrito por René Descartes, publicado na França em 1637, o filósofo frâncês buscou, inicialmente, combater a justificativa católica da Escolástica – grupo de disciplinas que predominou na Europa da Idade Média entre os Séculos IX e XVI. O objetivo de Descartes em separar a ciência daquela época da religião acabou colocando à margem as ciências sociais em relação às exatas. A Sua teoria propôs “iluminar” as mentes obscuras da época, o que deu início a uma corrente de pensamento denominada Iluminismo. O período marcou o fim da Idade Média e o começo da Moderna.