• Matéria: Filosofia
  • Autor: jamillymoura753
  • Perguntado 3 anos atrás

A relação da filosofia e o mundo contemporâneo e a racionalidade
responda:

Será que a filosofia ainda se mantém focada em descobrir as verdades da natureza ou há algo novo em foco​

Respostas

respondido por: edercesarcarv
1

Resposta: Não se pode olvidar que, com o passar dos séculos e com todas as transformações que ocorreram nesse período, o foco de estudos da Filosofia não permaneceu estático, limitando-se tão somente em descobrir as verdades da natureza e seus desdobramentos.

Desde os problemas levantados por Karl Marx, ao estabelecer as relações originadas a partir do fortalecimento do sistema capitalista e das novas relações de trabalho e conflitos travados entre burguesia e proletariado, até o surgimento da Psicanálise, tendo em Sigmund Freud seu maior expoente (a Psicanálise questionou a maneira como as ciências ligadas à psique eram desenvolvidas e passou a adotar o inconsciente como um poder atuante sobre o desenvolvimento e ações da consciência), o ponto principal a ser estudado pela Filosofia passou a ser exatamente a Racionalidade.

A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.

Outrossim, a filosofia contemporânea aborda uma série de questões que estão especialmente ligadas ao contexto histórico e social em que o pensamento filosófico se desenvolve. A título de exemplo, a teoria crítica da escola de Frankfurt, que analisa a indústria cultural e o surgimento da cultura rápida e voltada para o consumo imediato das massas, sem o levantamento de ideias ou propostas críticas, também ganhou destaque dentro da filosofia contemporânea.

Explicação:

Perguntas similares