• Matéria: História
  • Autor: marods43
  • Perguntado 3 anos atrás

4
Quando D. João retornou a Portugal, em 1821, deixou no Brasil seu filho, D. Pedro, como príncipe regente. No entanto, o retorno de D. João VI não foi suficiente para acalmar as cortes, pois os constituintes exigiam o retorno do príncipe ao reino português. Sobre o desenrolar dos acontecimentos que se seguiram, analise as afirmativas.

I) A elite de São Paulo e do Rio de Janeiro organizaram um abaixo-assinado que pedia a permanência do príncipe regente no Brasil.

II) Temendo perder seu direito na sucessão do trono, D. Pedro optou por retornar a Portugal e deixou o Brasil sob o governo de José Bonifácio.

III) Acatando o pedido do abaixo-assinado, D. Pedro optou por permanecer no Brasil, em 9 de janeiro de 1822.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):


A.
Somente I.


B.
Somente II.


C.
Somente I e II.


D.
Somente II e III.


E.
Somente I e III.

Respostas

respondido por: mariavalentina3366
1

Resposta:

Letra D está correta.

Me desculpe se estiver errado

respondido por: josecicerolima1
3

Resposta:

somente Ie III

Explicação:

Temendo que D. Pedro deixasse o Brasil, grandes comerciantes, proprietários rurais, burocratas e profissionais autônomos em São Paulo e no Rio de Janeiro organizaram, sob a liderança do político José Bonifácio de Andrada, um abaixo-assinado pedindo que D. Pedro permanecesse no Brasil. Mesmo sob ameaça de perder o direito ao trono português, D. Pedro resolveu não acatar as pressões vindas de Portugal, permanecendo no Brasil. Sua decisão foi tomada no dia 9 de janeiro de 1822, que passou a ser conhecido como o Dia do Fico.

Perguntas similares