A diferença entre o carpinteiro e o marceneiro está no processo de trabalhar a madeira. O primeiro beneficia a madeira, cortando-a e lavrando-a em peças que serão utilizadas principalmente nas coberturas, soalhos e forros. Sua jornada de trabalho realiza-se num canteiro de obras ou serviços. Já o marceneiro passa a maior parte de seu tempo numa bancada, cortando, encaixando e entalhando peças e objetos. Seu trabalho é mais delicado e, normalmente, requer muita paciência.
Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2017.
Sobre as medidas de proteção nos serviços de carpintaria, analise as afirmações a seguir.
I. A serra circular tem um disco que deve manter-se afiado, travado e substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos.
II. A serra circular deve ser dotada de mesa estável fechada em suas faces inferiores, anterior e posterior, devendo ser construída em madeira resistente, material metálico ou similar.
III. O local que abriga a carpintaria deve conter proteção das lâmpadas contra possíveis partículas que possam ser originadas da atividade.
IV. O local que abriga a carpintaria deve apresentar cobertura para proteger os trabalhadores contra raios solares, queda de materiais e outras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
5) todas estão certas
CONDIÇÕES DA SERRA
A instalação da serra circular de bancada deve ocorrer em espaço suficiente para que o Carpinteiro durante a operação de corte com madeiras mais longas, tenha condição de giro. O ideal é haver ao redor da serra circular um espaço minimo de 2,5m de cada lado.
Deve ser dotada de mesa estável, com fechamento de suas faces inferior, anterior e posterior, construída em madeira resistente e de primeira qualidade, material metálico ou similar de resistência equivalente, sem irregularidades, com dimensionamento suficiente para a execução das tarefas.
Ter carcaça do motor aterrada eletricamente.
A instalação da serra circular de bancada deve ocorrer em espaço suficiente para que o Carpinteiro durante a operação de corte com madeiras mais longas, tenha condição de giro. O ideal é haver ao redor da serra circular um espaço minimo de 2,5m de cada lado.
Deve ser dotada de mesa estável, com fechamento de suas faces inferior, anterior e posterior, construída em madeira resistente e de primeira qualidade, material metálico ou similar de resistência equivalente, sem irregularidades, com dimensionamento suficiente para a execução das tarefas.
Ter carcaça do motor aterrada eletricamente.
O disco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos.
As transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, não podendo ser removidos, em hipótese alguma, durante a execução dos trabalhos.
Ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificação do fabricante e ainda coletor de serragem.
Nas operações de corte de madeira devem ser utilizados dispositivos empurrador e guia de alinhamento.
As lâmpadas de iluminação da carpintaria devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas.
A carpintaria deve ter piso resistente, nivelado e antiderrapante, com abertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempéries.
Os eixos da serra e do motor devem estar paralelos , caso contrário forçam o motor e esgarça a correia.
Folga das correias: Muito apertadas força o motor, força os rolamentos, aquece e não corta a madeiras.
Muito soltas a polia derrapa e não corta a madeira – deixar uma folga nas correias de 1 cm a 1,5cm
As madeiras de pinho, capiuba, canela, canafistola não precisam de vídea. As demais madeiras e compensados, sólida e pesada, precisam de vídea.
A mesa em madeira para a bancada da serra é necessário estar com espessura mínima de 25 milímetros. A altura da mesa deve ser de 85 a 90 centímetros e ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificação do fabricante e ainda coletor de serragem.
A serra circular deve ser dotada de chave de ignição individual.
A bancada deve ser mantida limpa.
Manter próxima á bancada, depósitos especiais para a coleta de serragem e restos de madeira.
As lâmpadas de iluminação da carpintaria devem ser protegidas com tela, grade ou coifas de vidro resistente contra impactos de projeções de partículas.
A carpintaria deve ter piso resistente, nivelado e antiderrapante, com cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempéries. Dependendo do local de instalação deverá ser dimensionado sistema de acústica para evitar a propagação do ruído a outros setores.
Para o corte de madeira da produção deve haver uma Ordem de Autorização para evitar que qualquer funcionário acesse o local, distraia a atenção do Carpinteiro e que interfira na produção, qualidade e segurança.
PUBLICADO POR
Getúlio Valadares Alves
Resposta:
05 todas estão corretas:
Explicação:
18.7. Carpintaria. (voltar)
18.7.1. As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de carpintaria somente podem ser realizadas por trabalhador qualificado nos termos desta NR.
18.7.2. A serra circular deve atender às disposições a seguir:
a) ser dotada de mesa estável, com fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construída em madeira resistente e de primeira qualidade, material metálico ou similar de resistência equivalente, sem irregularidades, com dimensionamento suficiente para a execução das tarefas;
b) ter a carcaça do motor aterrada eletricamente;
c) o disco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos;
d) as transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, não podendo ser removidos, em hipótese alguma, durante a execução dos trabalhos;
e) ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificação do fabricante e ainda coletor de serragem.
18.7.3. Nas operações de corte de madeira, devem ser utilizados dispositivo empurrador e guia de alinhamento.
18.7.4. As lâmpadas de iluminação da carpintaria devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas.
18.7.5. A carpintaria deve ter piso resistente, nivelado e antiderrapante, com cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempéries.