Moreira e Moreira Júnior (2017) mencionam que em certas obras distópicas ocorre um processo invertido: a humanização de personagens considerados “não humanos” e a desumanização de personagens humanos. Esse exemplo é mencionado, por exemplo, em Blade Runner, quando o antagonista (o replicante Roy) se humaniza ao encontrar sua própria morte. Quando descobre a importância de viver, respeita a vida de Deckard em seu último momento. No cenário do filme, não apenas os replicantes são discriminados, mas também todos os humanos (em geral asiáticos e latinos) marginalizados por não poderem sair do planeta Terra.
MOREIRA, N. C; MOREIRA JÚNIOR, R. F. Os replicantes de nosso tempo – a violência estatal e a negação da igualdade e dignidade humana a partir da perspectiva da teoria crítica e da distopia na ficção científica. In: Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, v. 13, n. 3, p. 277-294, dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26/10/2018.
Assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas as afirmações que relacionam o assunto distopia com a realidade brasileira.
(....) A reflexão por meio do estudo da distopia também pode ajudar compreender fenômenos como a violência e subcidadania.
(....) A literatura distópica, apesar de não poder ser analisada como um aviso de incêndio, chama a atenção para fenômenos em crescimento por meio da arte para que seja criada uma reflexão.
(....) A violência, pelo Estado, contra setores periféricos da sociedade não pode ser equiparada ao extermínio de certas categorias (como os replicantes) nas obras distópicas.
(....) Esse campo da literatura (e do cinema) permite essas conjecturas porque a partir delas se torna possível compreender melhor a própria realidade.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
F, V, F, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
Quem responder primeiro marco como a melhor resposta.
Respostas
respondido por:
4
v,v,v,f,
não sei se tá certo
Anônimo:
obg.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás