1) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como
A. Instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
B. Mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
C. Meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
D. Parâmetro para assegurar o exército político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
E. Aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.


2) A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferência e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.
No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir a posição de Galileu significava defender a:
A. Necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.
B. Oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.
C. Importância da independência da investigação científica pretendida pela igreja.
D. Inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.
E. Continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.

Respostas

respondido por: EderSorocaba
6

Respostas:

1) A. Instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

2) B. Oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.

Perguntas similares