Respostas
Resposta:
REDAÇÃO SOBRE OS SÍMBOLOS NACIONAIS
Explicação:
no limiar do século xviii, o iluminismo pregava que uma sociedade só progride quando seus cidadãos mobilizam-se para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. indo contra esse ideário, o brasileiro pouco tem feito para resolver a problemática da falta de patriotismo por parte da população. isso é confirmado não só pela quantidade de pessoas que não respeitam os símbolos nacionais, mas também pela inércia governamental em comedir esse revés.
a princípio, é grande a quantidade de cidadãos que sequer sabem cantar o hino ou o que a bandeira nacional representa, comprovando que esse número é devido, em grande parte, ao não respeito à pátria e a falta de valores patrióticos na população que foram sendo perdidos ao longo do tempo. tal fato é confirmado por uma reportagem do portal terra, segundo a qual mais de 58% da população não sabe cantar o hino nacional. de modo que, essa matéria termina por ratificar um juízo do filósofo sócrates de que “os erros são consequência da ignorância humana”, no caso, o pouco amor a sua pátria e aos valores cívicos.
além disso, a falta de políticas públicas mais eficazes para mitigar a falta de nacionalismo pelos brasileiros fere a constituição que há 31 anos prometia uma nação com viés de bem-estar social. dessarte, o estado não criou meios eficientes para conter esse transtorno nacional, expondo as novas gerações e as futuras ao esquecimento de nossos valores patrióticos e a assimilação dos costumes de outras nações favorecida pela indústria cultural. por conseguinte, o país encontra-se diferente daquele outrora idealizado na carta maga de 1988. dessa forma, o brasil ficou distante desse modelo constitucional de nação.
logo, o problema exposto e as falhas nas ações de governo que o maximiza devem ser combatidos. nessa perspectiva, cabe ao ministério a educação e municípios, por meio de resolução que tem aplicabilidade imediata, criar na rede de ensino o dia da pátria uma vez ao mês com palestras sobre os símbolos, valores e costumes nacionais, a fim de criar o senso mais cívico nos jovens e nas futuras gerações. ademais, deve-se veicular campanhas informativas para a população passando o hino, bandeira e brasão nacional. assim, o brasil será uma não que cumpre com a constituição federal e segue os preceitos iluministas de sociedade.
Resposta:
No dia 18 de setembro é comemorado o Dia dos Símbolos Nacionais. A data homenageia os símbolos que representam o Brasil e a identidade da nação no mundo. Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional. A apresentação e a regulamentação dos símbolos nacionais brasileiros foram estabelecidos pela Lei 5.700, de 1971, que padroniza e define as dimensões, padrões, cores e representações dos símbolos.
Para o consultor legislativo de Cultura e Esportes do Senado, Gabriel Firme, os símbolos nacionais representam a nação brasileira e os fundamentos constitucionais: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
— Os símbolos nacionais exaltam os valores positivos de uma nação. A nação brasileira compartilha um conjunto de culturas e práticas. Nação significa união de um povo com sentimento de pertencimento e sentimento de unidade entre si. Exaltar os símbolos nacionais é importante para manter tudo que faz parte da Constituição da nação brasileira — declarou.