Respostas
Resposta:
A cápsula fibrosa é um tecido conjuntivo liso e transparente que recobre o rim e mantém o seu formato protegendo-o. A cápsula adiposa fica ao redor da cápsula fibrosa e contém uma grande camada de gordura. É separada em duas camadas pela fáscia renal, a gordura perirrenal e gordura pararrenal
Resposta:
A cápsula fibrosa é um tecido conjuntivo liso e transparente que recobre o rim e mantém o seu formato protegendo-o. A cápsula adiposa fica ao redor da cápsula fibrosa e contém uma grande camada de gordura. É separada em duas camadas pela fáscia renal, a gordura perirrenal e gordura pararrenal.
Explicação:
Introdução
- Os rins são dois órgãos que atuam no sistema excretor e se localizam abaixo da caixa toráxica, um de cada ladoda coluna vertebral.
- Tem aproximadamente 11 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura. Sua principal função é filtrar o sangue, produzindo aproximadamente 2 litros de urina por dia.
Função
- Os rins têm função fundamental no sistema excretor humano. Eles são responsáveis por excretar através da urina as substâncias tóxicas, como por exemplo a ureia.
- Os rins têm função fundamental no sistema excretor humano. Eles são responsáveis por excretar através da urina as substâncias tóxicas, como por exemplo a ureia.Também tem o papel de regular o equilíbrio ácido-base, mantendo o PH do sangue constante.
- Os rins têm função fundamental no sistema excretor humano. Eles são responsáveis por excretar através da urina as substâncias tóxicas, como por exemplo a ureia.Também tem o papel de regular o equilíbrio ácido-base, mantendo o PH do sangue constante.Além disso, os rins também regulam a quantidade de líquido corporal retirando excessos do organismo e a pressão sanguínea.
Funcionamento
Para que a filtração do sangue se inicie, uma quantidade de sangue chega a cada rim proveniente da artéria renal, que é uma ramificação da artéria aorta.
Para que a filtração do sangue se inicie, uma quantidade de sangue chega a cada rim proveniente da artéria renal, que é uma ramificação da artéria aorta.O sangue segue pela artéria renal, que se ramifica em arteríolas e se conecta aos néfrons, onde ocorrerá a filtração. Após esse processo, o sangue continua seu caminho pelas veias renais.
Néfrons
- Em cada rim humano existem milhares de néfrons, que são longos tubos com uma extremidade fechada e dilatada: a cápsula renal (cápsula de Bowman).
- Em cada rim humano existem milhares de néfrons, que são longos tubos com uma extremidade fechada e dilatada: a cápsula renal (cápsula de Bowman).A parte do tubo que se conecta à cápsula renal é chamado de túbulo proximal, seguida pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal. O túbulo contorcido distal chega ao túbulo coletor, que recebe líquido proveniente de diversos néfrons.
- Em cada rim humano existem milhares de néfrons, que são longos tubos com uma extremidade fechada e dilatada: a cápsula renal (cápsula de Bowman).A parte do tubo que se conecta à cápsula renal é chamado de túbulo proximal, seguida pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal. O túbulo contorcido distal chega ao túbulo coletor, que recebe líquido proveniente de diversos néfrons.Quando o sangue chega aos néfrons, o primeiro local no qual é depositado é a cápsula de Bowman, onde ocorre a filtração da água, glicose, aminoácidos, íons e ureia propiciadas pela pressão sanguínea.