A geopolítica está presente na relação estabelecida entre todos os Estados-Nação, tanto para sua política externa quanto interna. Weigert (1942, apud Fernandes, 2003) afirma que não há uma ciência geral da geopolítica, mas uma geopolítica particular para cada país e em cada momento histórico. Com base nesse raciocínio, é correto afirmar que:
Respostas
Resposta: D
Cada país constrói uma estratégia geopolítica de acordo com sua situação interna e posição externa (no cenário internacional). Assim, é comum e correto países terem diferentes posicionamentos ao longo dos séculos, pois o panorâma político internacional muda de tempos em tempos.
Explicação:
Ainda que a geopolítica dedique atenção aos problemas culturais, eles não são necessariamente a razão inicial dos conflitos e nem o meio para resolvê-los.
A constituição é um elemento fundante dos países, mas não instrumento de resolução ou determinação geopolítica, ainda mais a longo prazo.
Por mais que a geopolítica seja um assunto estratégico e estes sejam de interesse das Forças Armadas, a diplomacia (também usada pelas Forças Armadas) comumente antecede o uso da violência, não o contrário.
Por fim, mesmo com mudanças internacionais significativas nos últimos anos (queda do muro de Berlim e fim da União Soviética, por exemplo), nenhuma delas representou o fim da hegemonia estadunidense, especialmente no século XX.